TODO MATERIAL POSTADO EM MEU BLOG É DE CONTEÚDO PESQUISADO NA INTERNET OU DE AMIGOS QUE ME ENVIAM, AO QUAL SOU SEMPRE AGRADECIDO.
POUCAS VEZES CRIEI ALGO PARA COLOCAR NO BLOG.
O MEU SENTIMENTO É O DE UM GARIMPEIRO, QUE BUSCA DIAMANTES, E QUANDO ENCONTRA NÃO CONSEGUE GUARDAR PARA SI.

12/10/2013

TODO DIA É DIA DA CRIANÇA


A criação do Dia das Crianças no Brasil foi sugerido pelo deputado federal Galdino do Valle Filho na década de 1920.

Arthur Bernardes, então presidente do Brasil, aprovou por meio do decreto de nº 4867, no dia 5 de novembro de 1924, a data de 12 de outubro como o dia dos pequenos.

O Dia das Crianças só passou a ser comemorado mesmo em 1960, quando a fábrica de brinquedos Estrela fez uma promoção junto com a empresa Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas.

A idéia das duas empresas deram tão certo que outros comerciantes resolveram adotar a mesma estratégia. E assim, dia 12 de outubro é dia de criança ganhar presente!

Dia das Crianças no Mundo
Muitos países comemoram o Dia das Crianças em outros dias do ano. Na Índia, é em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Na China e no Japão, a comemoração acontece em 5 de maio.

Dia Universal da Criança
A Organização das Nações Unidas, também conhecida como ONU, comemora o dia de todas as crianças do mundo em 20 de novembro. Foi nessa data que os países aprovaram a Declaração dos Direitos das Crianças.





11/10/2013

COMO SE ESCREVE

Em uma época de consumismo gritante, o melhor presente que os pais podem dar a seus filhos, O SEU PRÓPRIO TEMPO.


Quando Joey tinha somente cinco anos, a professora do Jardim de Infância pediu aos alunos que fizessem um desenho de alguma coisa que eles amavam.
Joey desenhou a sua família.
Depois, traçou um grande círculo com lápis vermelho ao redor das figuras.
Desejando escrever uma palavra acima do círculo, ele saiu de sua mesinha e foi até a mesa da professora e disse:-Professora, como a gente escreve....? ...
Ela não o deixou concluir a pergunta.
Mandou-o voltar para o seu lugar e não se atrever mais a interromper a aula.
Joey dobrou o papel e o guardou no bolso.
Quando retornou para sua casa, naquele dia, ele se lembrou do desenho e o tirou do bolso.
Alisou-o bem sobre a mesa da cozinha, foi até sua mochila, pegou um lápis e olhou para o grande círculo vermelho.
Sua mãe estava preparando o jantar, indo e vindo do fogão para a pia, e da pia para a mesa.
Ele queria terminar o desenho antes de mostrá-lo para ela e disse:
-Mamãe, como a gente escreve.....?
–Menino, não dá pra ver que estou ocupada agora? Vá brincar lá fora. E não bata a porta!!!
Foi a resposta dela.
Ele dobrou o desenho e o guardou no bolso.
Naquela noite, ele tirou outra vez o desenho do bolso.
Olhou para o grande círculo vermelho, foi até a cozinha e pegou o lápis.
Ele queria terminar o desenho antes de mostra-lo para seu pai.
Alisou bem as dobras e colocou o desenho no chão da sala, perto da poltrona reclinável do seu pai e disse:
-Papai, como a gente escreve....?
–Joey, estou lendo o jornal e não quero ser interrompido. Vá brincar lá fora e não bata a porta!!!
O garoto dobrou o desenho e o guardou no bolso.
No dia seguinte, quando sua mãe separava a roupa para lavar, encontrou no bolso da calça do filho enrolados num papel, uma pedrinha, um pedaço de barbante e duas bolinhas de gude.
Todos os tesouros que ele catara enquanto brincava fora de casa.
Ela nem abriu o papel.
Atirou tudo no lixo.
Os anos passaram...
Quando Joey tinha 28 anos, sua filha de cinco anos, Annie fez um desenho.
Era o desenho de sua família.
O pai riu quando ela apontou uma figura alta, de forma indefinida e ela disse:
-Este aqui é você, papai! A garota também riu.
O pai olhou pro grande círculo vermelho feito por sua filha, ao redor das figuras e lentamente começou a passar o dedo sobre o círculo.
Annie desceu rapidamente do colo do pai e avisou: eu volto logo! E voltou. Com um lápis na mão, acomodou-se outra vez nos joelhos do pai, posicionou a ponta do lápis perto do topo do grande círculo vermelho e perguntou:
-Papai, como a gente escreve AMOR?
Ele abraçou a filha, tomou a sua mãozinha e a foi conduzindo, devagar, ajudando-a a formar as letras, enquanto dizia:
- AMOR, querida... AMOR se escreve com as letras... T..E..M..P..O .. (TEMPO).

Conjugue o verbo amar todo o tempo.
Use o seu tempo para amar.
Crie um tempo extra para amar, não esquecendo que para os filhos, em especial, o que importa é ter quem ouça e opine, quem participe e vibre, quem conheça e incentive.
Não espere seu filho ter que descobrir sozinho como se soletra AMOR, FAMÍLIA, AFEIÇÃO.
Por fim, lembre-se: se você não tiver tempo para amar, crie.
Afinal, o ser humano é um poço de criatividade e o tempo..... bom......, o tempo é uma questão de escolha........

10/10/2013

QUANDO OUVI O SÁBIO ASTRÔNOMO



Quando ouvi o sábio astrônomo,

Quando as provas, os números, se alinharam 

em colunas na minha frente,

Quando ele me mostrou as cartas e diagramas, 

para somar, dividir e medi-los,

Quando eu, sentado, ouvi o astrônomo discursar

 com tanto sucesso no anfiteatro,

Depressa e inexplicavelmente me senti indisposto e cansado,

Até me levantar e sair de lá.

Eu vaguei sozinho.

No ar místico e úmido da noite e, 

de tempo em tempo,

Olhava para cima, 

em perfeito silêncio, 

para as estrelas.


(Walt Whitman)

TODOS CONTRA A TERCEIRIZAÇÃO

TERCEIRIZAÇÃO DO TRABALHO. 
SÓ É BOM PARA AS MULTINACIONAIS QUE PAGAM PARA OUTRAS EMPRESAS INTERMEDIÁRIAS, QUE LUCRAM EM CIMA DO TRABALHADOR E PAGAM MISÉRIA PELOS SEUS SERVIÇOS. 
ISSO TEM QUE ACABAR.
DÁ PARA IMAGINAR SE ISSO PEGA NA EDUCAÇÃO? 
DIGA NÃO PARA A TERCEIRIZAÇÃO.

Os artistas Camila Pitanga, Wagner Moura, Osmar Prado, Bete Mendes, Dira Paes, entre outros, estão participando de um vídeo que denuncia a prática da terceirização. 
“Um produto pode esconder uma realidade de exploração. 
É esse o Brasil que você quer para as gerações futuras?”

A iniciativa é da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), que mantém uma campanha contra o projeto de lei que regulamenta a terceirização, o PL 4330, de 2004, que está com sua tramitação na Câmara interrompida por falta de acordo entre líderes partidários, representantes dos trabalhadores e empresários. 
Junto com o Movimento Humanos Direitos (MHUD), a campanha lançou dois vídeos, com textos contundentes, sobre o que consideram perigos “para as gerações futuras

09/10/2013

O DESAFIO DAS ESCOLAS PARA ACOLHER CRIANÇAS SUPERDOTADAS

PARA LER TODA A MATÉRIA G1 

"Há dois anos, Pérola Sutto Ferreira Carvalho, de 33 anos, foi convocada pela direção da escola do filho porque ele não fazia as lições e não se interessava pelas aulas. 
A mãe achava que João Pedro, hoje com 9 anos, tinha déficit de atenção. 
Depois de uma bateria de avaliações e consultas com psicólogos, veio o diagnóstico: João Pedro é um menino com habilidades acima da média esperada para sua faixa etária, o que popularmente é chamado de superdotado.
Os pais perceberam que João Pedro não prestava atenção nas aulas porque não as achava estimulante e não via desafio no conteúdo apresentado. 
Este é um dos sinais que uma criança  com altas habilidades pode apresentar."

João Pedro, de 9 anos, tem facilidade com matemática e eletrônicos e foi diagnosticado como superdotado (Foto: Guilherme Zauith/G1)

VÁRIOS CURSO SOBRE EDUCAÇÃO