TODO MATERIAL POSTADO EM MEU BLOG É DE CONTEÚDO PESQUISADO NA INTERNET OU DE AMIGOS QUE ME ENVIAM, AO QUAL SOU SEMPRE AGRADECIDO.
POUCAS VEZES CRIEI ALGO PARA COLOCAR NO BLOG.
O MEU SENTIMENTO É O DE UM GARIMPEIRO, QUE BUSCA DIAMANTES, E QUANDO ENCONTRA NÃO CONSEGUE GUARDAR PARA SI.

29/11/2008

INTERROGAÇÕES

José Pacheco

Dizem os estudos que, à entrada no Básico, metade das crianças já não fazem perguntas.
No final do Básico, a cifra cai para menos de dez por cento.
No Ensino Secundário, são raros os jovens que interrogam.
E, nas universidades, quantos alunos fazem perguntas?

Fui professor primário.
Quando entrava na sala, dizia: Bom dia, meus amigos!

Respondiam: Bom dia, professor!

Quando trabalhei na Universidade, entrava na sala, fazendo idêntica saudação: Bom dia, meus amigos!

Em silêncio, os jovens universitários escreviam nos seus cadernos: "Bom dia, meus amigos"...

Quem os havia posto assim?
Quantos professores se interrogam sobre as origens deste drama?

Dizia João Guimarães Rosa que vivendo, se aprende; mas o que se aprende mais, é só a fazer outras maiores perguntas.
E um texto do Rubem falava de perguntas das crianças da Ponte.
A lista é longa, de mais de trinta anos: Professor, como posso tirar carrapatos do meu cachorro, sem o machucar?
Porque é que o meu vizinho está velhinho e passa fome?
E porque é que nós existimos?...
Um sem fim de interrogações.
Porque podem interrogar:

Professor, porque foi que os americanos invadiram o Iraque?

Porque me perguntas isso? - respondi.
E lá fomos à descoberta do berço das civilizações, dos povos que habitaram entre o Tigre e o Eufrates, da cultura de Sumérios e abilónicos, reconhecendo a nossa cultura no estudo de outras culturas.

Professor, é verdade que as árvores respiram pelas folhas?

Porque me perguntas isso? - respondi. E o Miguel acrescentou:

Estive a estudar a árvore que dá folhas para o bicho-da-seda.
E a observar a caixinha dos bichinhos. Quando eles saíram dos ovinhos, a amoreira deitou as primeiras folhas.
Quando os bichinhos morreram, a árvore deixou cair as folhas, ficou despidinha. Então, se é verdade que as árvores respiram pelas folhas, diz-me, professor, por onde respira a amoreira no tempo em que não tem folhas?

A interrogação do Miguel foi pretexto para um ato de mediação. Conduzi-o à descoberta da Rota da Seda, ao estudo da China, dos tipos de folha, até à descoberta (partilhada por ambos) do modo como as árvores respiram, quando não têm folhas.

Professor, o cristal de quartzo, que está na bateria do meu relógio, é um ser vivo ou é um ser não-vivo?

Quando respondi à pergunta com outra pergunta - Porque me perguntas isso? - a criança disse-me que tinha lido numa cartilha: "ser vivo é aquele que nasce, cresce, se reproduz e morre".
Argumentou: O quartzo nasceu quando a Terra nasceu. Não é?
Quando visitei o museu, eu vi cristais pequeninos a nascer de um cristal mais crescido.
E, quando a pilha do meu relógio acabar, é porque o cristal morreu...
Então, professor, o quartzo é um ser vivo ou não-vivo?

E eu, que nunca tinha pensado nisso, por ter andado em escolas onde não era permitido perguntar, aprendi que o conceito de ser vivo, aquele que me tinham "ensinado", estava errado.
Aliás, aprendi mais com as perguntas dos meus alunos do que em muitos anos de aluno. Quase tudo o que fui forçado a acumular cognitivamente carecia de significado e foi esquecido.
Os hectómetros quadrados e os dígrafos não me fizeram mais sábio nem mais feliz.
E, se é comum dizer-se que só se escolhe ser professor por amor ou por vingança, eu quase reconheço ter sido professor por vingança - não quis que as crianças futuras fossem privadas do direito de questionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.

VÁRIOS CURSO SOBRE EDUCAÇÃO