TODO MATERIAL POSTADO EM MEU BLOG É DE CONTEÚDO PESQUISADO NA INTERNET OU DE AMIGOS QUE ME ENVIAM, AO QUAL SOU SEMPRE AGRADECIDO.
POUCAS VEZES CRIEI ALGO PARA COLOCAR NO BLOG.
O MEU SENTIMENTO É O DE UM GARIMPEIRO, QUE BUSCA DIAMANTES, E QUANDO ENCONTRA NÃO CONSEGUE GUARDAR PARA SI.
Mostrando postagens com marcador GEOGRAFIA. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador GEOGRAFIA. Mostrar todas as postagens

07/03/2013

GOVERNO ESTADUAL ALTERA CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL

"Os alunos dos três primeiros anos das escolas de ensino integral do ensino fundamental da rede pública do Estado de São Paulo não terão mais aulas de História, Geografia e Ciências.

A nova diretriz da Secretaria Estadual de Educação é válida para as 297 unidades que migraram para o ensino integral."

Desta forma, mesmo ficando 8 horas por dia na escola, os alunos não terão aulas de ciências físicas e biológicas, história e geografia. Por outro lado, terão 15 aulas de língua portuguesa por semana no 1º e 2º anos, o que equivale a 60% da carga horária semanal. O restante será ocupado por matemática, com 6 aulas, 25% da carga horária semanal, e educação física e arte, com 4 aulas. No 3º ano, a carga horária de matemática sobe para 40% e a de língua portuguesa cai para 35%.

A Secretaria Estadual de Educação defende que o objetivo da reformulação é tornar o currículo escolar “mais atraente”. De acordo com a pasta, o processo que culminou na reformulação começou em 2011 e teve a colaboração de dirigentes e supervisores.

Maria Izabel Noronha, presidente da Apeoesp, criticou as mudanças na grade de disciplinas. “Tem de haver um fortalecimento em português e matemática, mas não retirar totalmente outras disciplinas. As crianças precisam ter acesso ao conhecimento geral, senão a escola fica só para habilitar”, disse. “Até questões de higiene vêm com essas disciplinas”, completou Noronha.

A consultora em educação Ilona Becskehazy também não concordou com as mudanças. “Não faz sentido. A tendência mundial tem sido trazer a reflexão científica para o 1º ano”, disse.

Com informações do jornal O Estado de S.Paulo.

08/12/2011

ACERVO ONLINE DE IMIGRANTES

O site do Museu do Imigrante está disponibilizando a consulta aos sobrenomes das famílias de vieram de outros países para o Brasil. 
Se algum antepassado seu passou pela hospedaria será possível você encontrar alguma referência sobre ele.
Boa viagem ao passado.



27/08/2011

A PONTE




O filme fala quase que especificamente do Estado de São Paulo, mas reflete algumas realidades encontradas em todos os cantos do Brasil, como desigualdade social e tantas outras sacanagens que vivem diariamente o povo verde e amarelo. "A Ponte" conta um pouco da triste e bela história da Fundação Casa do Zezinho, e é um documentário dirigido por Roberto T. Oliveira e João Wainer.
COPIEI DO BLOG http://www.ocioagudo.com/2011/08/ponte.html

26/08/2011

POR UM PAÍS PALESTINO


Para assinar a petição   -  http://www.avaaz.org/po/middle_east_peace_now/?cl=1241315630&v=10083

Hoje o Conselho de Segurança da ONU se reuniu para discutir o apelo da Palestina para se tornar o 194º país do mundo. No entanto, governantes de países de destaque ainda estão em cima do muro. Somente um esforço gigantesco da opinião pública pode mudar a situação.
 A Avaaz fez um pequeno, mas emocionante vídeo mostrando que essa proposta legítima é de fato a melhor oportunidade para acabar com o beco sem saída das infinitas negociações mal-sucedidas e abrir um novo caminho para a paz. 
Enquanto a violência se espalha novamente e as tensões sobem no Oriente Médio, uma nova proposta de independência da Palestina ganha fôlego em todo o planeta. 
Se conseguirmos a aprovação dessa proposta na ONU, ela poderá significar um novo caminho para a paz. Porém, os chefes de governo de países de destaque ainda estão em cima do muro e para convencê-los a apoiar a independência da Palestina precisamos reforçar a pressão da opinião pública. 
Muita gente acha que não entende a situação suficientemente bem para se mobilizar. Para ajudar, a Avaaz fez um novo vídeo de curta duração contando a verdade sobre o conflito. 
Se uma quantidade suficiente de pessoas assistir ao vídeo, assinar a petição e a encaminhar a todos os seus contatos, nossas lideranças serão forçadas a nos ouvir. 
 Quase 10 milhões de membros da Avaaz estão recebendo este e-mail. 
Vamos mudar o teor da conversa sobre o Oriente Médio e criar um maremoto de apoio à independência da Palestina. 
Assine a petição e, em seguida, encaminhe a todos os seus contatos!

14/01/2010

ESCALA RICHTER


O Haiti sofre com um terremoto com escala de magnitude 7 na escala Richter, nesta terça-feira (12).

Este foi o terremoto mais forte já registrado na região. Antes, disse, o mais forte havia sido um tremor de 6,7 graus em 1984.


A escala Richter foi desenvolvida em 1935 na Califórnia, Estados Unidos.

Ela é calculada a partir dos sismógrafos, aparelhos que possuem sensores de vibração que monitoram a movimentação da superfície onde estão localizados.

Cada unidade de magnitude representa uma energia liberada dez vezes maior que o grau anterior, ou seja, um terremoto de 4 graus na escala Richter libera uma energia dez vezes maior que um terremoto de 3 graus.


O terremoto de maior magnitude já registrado foi no Chile, em maio de 1960.

Sua magnitude foi de 9,6.

Abaixo de 2 graus, os tremores são praticamente imperceptíveis.

30/11/2007

NOSSOS VIZINHOS, QUEM CONHECE ?

Eu sempre fui péssimo em geografia.
Esse dia teve vontade de conhecer quem são os vizinhos de nosso país, para minha surpresa, tinha um nome estranho no meio Suriname. (Antiga Guiana holandesa )
Confesso minha total ignorância. Suriname?
Que lingua eles falam ?
Depois nós ficamos chocados com o povo dos USA, que não sabem nada de outros paises. Não sabem a capital do Brasil, e nós?
O que sabemos de outros paises ?
A gente vê nos jornais, Venezuela com o mais novo ditadorzinho Chaves, ou Colômbia, pelas drogas e gás, Argentina pela rivalidade do futebol, (Emilia Ferreirro é Argentina)e por ai vai...
Mas Guiana, Guiana Francesa e principalmente Suriname?
Então resolvi aprender um pouquinho de nossos vizinhos e colocar a disposição para quem também sabe pouco ou nada dos paises vizinhos.

São doze (12 ) os nossos vizinhos. (vizinhos não no sentido literal da palavra)
Argentina
Bolivia
Colombia
Chile
Equador
Paraguai
Peru
Guiana
Guiana Francesa
Suriname
Uruguai
Venezuela


Aí não falei que sou péssimo, o querido professor de geografia Diogo coloca aqui o seu comentário, são 10 paises, Chile e Equador não fazem fronteira com o Brasil, portanto não são nossos vizinhos.
Valeu professor.

VÁRIOS CURSO SOBRE EDUCAÇÃO