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03/12/2008

A AVENTURA DE ENSINAR, CRIAR E EDUCAR

Madalena Freire

O educador lida com a arte de educar.
O instrumento de sua arte é a pedagogia.
Ciência da educação, do ensinar.
É no seu ensinar que se dá seu aprendizado de artista.
Toda pedagogia sedimenta–se num método.
Maneira de ordenar, organizar com disciplina, a ação pedagógica segundo certos pressupostos teóricos.
Toda pedagogia está sempre engajada a uma concepção de sociedade, política.
É neste sentido que nesta concepção de educação de educação este educador faz arte, ciência e política.
Faz política quando alicerça seu fazer pedagógico a favor ou contra uma classe social determinada.
Faz ciência quando apoiado no método de investigação científica estrutura sua ação pedagógica.
Faz arte porque cotidianamente enfrenta–se com o processo de criação na sua prática educativa, onde no dia – a - dia lida com o imaginário e o inusitado.
A ação criadora envolve o estruturar, dar forma significativa ao conhecimento.
Toda ação criadora consiste em transpor certas possibilidades latentes para o campo do possível, do real.

Assim, como o próprio viver, o cria é um processo existencial.
Não lida apenas com pensamentos, nem somente com emoções, mas se origina nas profundezas de nosso ser, onde a emoção permeia os pensamentos ao mesmo tempo que a inteligência estrutura, organiza as emoções.
A ação criadora dá forma, torna inteligível, compreensível o mundo das emoções.
É nesta busca de significados que o educador estrutura, organiza a consciência de seu viver pedagógico.

O ato criador é o processo de dar forma, dar vida aos nossos desejos.
Para isso, é necessário estar concentrado – como corpo e a mente presentes – para desenvolver o esforço na educação do desejo que traz o germe da paixão.

Paixão que precisa ser educada...

No exercício disciplinado de sua arte (mediado por seus instrumentos metodológicos), é que a paixão de educador é educada.
Educador ensina a pensar, e enquanto ensina, sistematiza e apropria – se do seu pensar.
Pensar é o eixo da aprendizagem. Para pensar e aprender tem – se perguntar.
E para perguntar é necessário existir espaço de liberdade e abertura para o prazer e o sofrimento inerentes a todo processo de construção do conhecimento.
A pergunta é um do sintomas do saber. Toda pergunta revela o nível da hipótese em que se encontra o pensamento e a construção do conhecimento.
Revela também a intensidade da chama do desejo, da curiosidade de vida. Ansiedades, confusões e inseguranças são constitutivas do processo de pensar e aprender.
Assim como também o imaginar, o fantasiar e o sonhar. Não existe pensamento criador sem estes ingredientes. Educador ensina a pensar.
Mas somente pensar não basta.
Educador ensina a pensar e a agir, segundo o que se pensa quando se faz.
Nesta concepção de educação o educador é um leitor, escritor, pesquisador, que faz ciência da educação.

A paixão de conhecer o mundo. São Paulo: Paz e Terra, 2003 (16ª edição).
Graduada em Pedagogia pela USP Madalena Freire dedica-se desde 1981 à formação de educadores com grupos de reflexão e estudo.

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