TODO MATERIAL POSTADO EM MEU BLOG É DE CONTEÚDO PESQUISADO NA INTERNET OU DE AMIGOS QUE ME ENVIAM, AO QUAL SOU SEMPRE AGRADECIDO.
POUCAS VEZES CRIEI ALGO PARA COLOCAR NO BLOG.
O MEU SENTIMENTO É O DE UM GARIMPEIRO, QUE BUSCA DIAMANTES, E QUANDO ENCONTRA NÃO CONSEGUE GUARDAR PARA SI.

26/04/2009

RECUSROS TECNOLÓGICOS

Há uns dias recebi de um grupo ligado a educação, o que eu chamaria - a visão de um educador que sabe o que é educação.
Meu amigo Walter, um dos grandes motivos de me fazer amar a educação.
Fazendo faculdade de pedagogia, a todo o momento que leio algo me vem a mente a lembrança desse amigo, pois em todo tempo de convívio com ele, aprendi o que agora vejo na faculdade.
Com toda bagagem que adquiri com ele, fiz uma grande preparação de conhecimento para agora ingressar na pedagogia.

Vejam a sua visão com relação aos recursos técnicos que muitas escolas e pais acham de suma importância.

Amigos,
Concordo com todos os que afirmaram que, mesmo não tendo recursos avançados, ainda temos a criatividade, a boa vontade e o amor ao trabalho.

É interessante notar como grandes educadores trabalharam:

Sócrates não tinha escola, nem matrículas, salas de aulas, quadro-negro (ou verde ou branco), giz (ou pincel), nenhum recurso informatizado.
Tinha somente a si mesmo, sua mente e seu coração e sua tremenda capacidade de dialogar.
As idéias de Sócrates serviram de base para a Academia de Platão e o Liceu de Aristóteles, as duas maiores escolas da Grécia antiga.

Da mesma forma, Jesus, o pedagogo por excelência, tinha como recurso a natureza e a si mesmo.

Rousseau exaltou a natureza ao contrário dos métodos artificiais da época da Monarquia Absolutista da França...

Pestalozzi seguiu os mesmos passos, ampliando extraordinariamente a educação baseada em métodos naturais...

Froebel criou o Jardim da Infância, criando um ambiente em tudo semelhante à própria natureza.

Decrolye criou a famosa Escola da Ermida copiando a natureza, criando jardins, pomares, criação de animais, etc...

Freinet desceu da cátedra artificial e saiu da sala de aula, criando a aula passeio, em contato direto com a natureza...

Nenhum deles tinha DVD, vídeo, computadores, data show, etc...

Não estamos falando tudo isso para depreciar os modernos recursos que, se os tivermos, devemos utilizar, é claro...
Mas apenas afirmar, que, na falta deles, nós temos a NATUREZA, inúmeros recursos naturais, um conteúdo que desperta o interesse de imediato, se soubermos trabalhar com ele....
...

Às vezes, fico imaginando Jesus com a barra de sua manta molhada ao sair da barca de Pedro, poeira nos cabelos, suor escorrendo pela face nas longas caminhadas, o Mestre andando alegre com seus discípulos e amigos... Vivendo aquele momento e não apenas ensinando.

Walter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.

VÁRIOS CURSO SOBRE EDUCAÇÃO