TODO MATERIAL POSTADO EM MEU BLOG É DE CONTEÚDO PESQUISADO NA INTERNET OU DE AMIGOS QUE ME ENVIAM, AO QUAL SOU SEMPRE AGRADECIDO.
POUCAS VEZES CRIEI ALGO PARA COLOCAR NO BLOG.
O MEU SENTIMENTO É O DE UM GARIMPEIRO, QUE BUSCA DIAMANTES, E QUANDO ENCONTRA NÃO CONSEGUE GUARDAR PARA SI.

22/10/2009

O QUE É EDUCAÇÃO?

Há muitos anos nos Estados Unidos, Virgínia e Maryland assinaram um tratado de paz com os Índios das Seis Nações.
Ora, como as promessas e os símbolos da educação sempre foram muito adequados a momentos solenes como aquele, logo depois os seus governantes mandaram cartas aos índios para que enviassem alguns dos seus jovens às escolas dos brancos.
Os chefes responderam agradecendo e recusando.
A carta acabou conhecida porque alguns anos mais tarde Benjamin Franklin adotou o costume de divulgá-la aqui e ali.

"...Nós estamos convencidos, portanto, que os senhores desejam o bem para nós e agradecemos de todo o coração.
Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa idéia de educação não é a mesma que a nossa.
... Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência.
Mas, quando eles voltavam para nós, eles eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportarem o frio e a fome.
Não sabiam como caçar o veado, matar o inimigo e construir uma cabana, e falavam a nossa língua muito mal.
Eles eram, portanto, totalmente inúteis.
Não serviam como guerreiros, como caçadores ou como conselheiros.
Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão, oferecemos aos nobres senhores de Virgínia que nos enviem alguns dos seus jovens, que lhes ensinaremos tudo o que sabemos e faremos deles, homens".

Aqui e ali será preciso voltar a estas idéias, e elas podem ser como que um roteiro daqui para a frente.
A Educação existe no imaginário das pessoas e na ideologia dos grupos sociais e, ali, sempre se espera, de dentro, ou sempre se diz para fora, que a sua missão e transformar sujeitos e mundos em alguma coisa melhor, de acordo com as imagens que se tem de uns e outros: "... e deles faremos homens". Mas, na prática, a mesma educação que ensina pode deseducar, e pode correr o risco de fazer o contrário do que pensa que faz, ou do que inventa que pode fazer: "... eles eram, portanto, totalmente inúteis"
.

BRANDÃO, C. R. O que é educação

Um comentário:

  1. Anônimo22/10/09

    Por favor,nos ajude na luta,dois professores foram assassinados em plena greve das escolas em Porto Seguro-BA no mês de setembro,foram conduzidos a uma emboscada,um crime brutal que levaram de nós 2 guerreiros,que lutavam no sindicato (APLB),reivindicando melhorias para nossas criancinhas...É lamentável!!! Precisamos da divulgação de todos os educadores do BRASiL,pois isso é uma vergonha,e não podemos aceitar!

    http://www.youtube.com/watch?v=phPT8O94Odc

    Assista o vídeo,e nos dê a mão...precisamos de valorização,infelizmente,vivemos numa disfarçada ditadura,onde o poder executivo exerce um jogo de manipulação,onde aqueles que optam em não se calar e lutar com todas as forças,acabam arriscando e perdendo sua própria vida,é o caso de nossos colegas Profº Elisney e Profº Álvaro.

    Obrigado

    Professores da COSTA do DESCOBRIMENTO

    ResponderExcluir

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.

VÁRIOS CURSO SOBRE EDUCAÇÃO