TODO MATERIAL POSTADO EM MEU BLOG É DE CONTEÚDO PESQUISADO NA INTERNET OU DE AMIGOS QUE ME ENVIAM, AO QUAL SOU SEMPRE AGRADECIDO.
POUCAS VEZES CRIEI ALGO PARA COLOCAR NO BLOG.
O MEU SENTIMENTO É O DE UM GARIMPEIRO, QUE BUSCA DIAMANTES, E QUANDO ENCONTRA NÃO CONSEGUE GUARDAR PARA SI.

02/11/2009

ENERGIA SOLAR E UMA BOA IDÉIA

ASBC: Sigla de Aquecedor Solar de Baixo Custo,
projeto gratuito de um aquecedor solar de água, de 200 a 1.000 litros, destinado a substituir parcialmente a energia elétrica consumida por 36.000.000 de famílias brasileiras usuárias do chuveiro elétrico, em casas e apartamentos.

Desenvolvidas na Universidade de São Paulo, as invenções do engenheiro eletrônico Augustin Woelz, de 62 anos, são tão simples que muitos de seus auxiliares são crianças, treinadas para disseminar tecnologia. "Uma criança é capaz de fabricar os aparelhos e ajudar os adultos a usá-los", orgulha-se.

Depois de anos de testes com materiais baratos, ele conseguiu criar sistemas de baixo custo de energia solar.
"Em seis meses, com a economia de energia elétrica, todo o investimento estará pago." Devido a essas invenções, a USP decidiu dar-lhe um espaço no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas para que ele aprimorasse as descobertas e garantisse sua sustentabilidade econômica.

Apenas recentemente Augustin Woelz foi seduzido pela energia alternativa. Antes, depois de ter fracassado como vendedor, ensinou pessoas a construir ultraleves, antenas coletivas e computadores. "O que eu gosto mesmo é de ensinar a montar coisas."

Com esse prazer de experimentar e a habilidade de produzir e encaixar peças, dedicou-se, na década de 90, a criar aparelhos de energia solar. "Tudo o que existia era caro." Não era um negócio, mas um projeto comunitário, que exigia voluntários.

Na busca de ajudantes, entrou nas escolas para ensinar as crianças a disseminar a energia solar em favelas. "É um jeito que elas têm de aprender noções de química, física e biologia. Além disso, é claro, elas se sentem importantes fazendo isso." Como seu interesse não é financeiro, disponibilizou todo o manual num site. "Qualquer um pode fazer seu aparelho", aposta.

Quando a pessoa não consegue entender o manual, ele oferece cursos no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas da USP. Seu objetivo é arregimentar crianças, adolescentes e líderes comunitários para instalar nas favelas e bairros periféricos de todo o país esses sistemas de energia solar. "É um jeito de economizar dinheiro e, ao mesmo tempo, preservar a natureza."


PARA SABER MAIS http://www.sociedadedosol.org.br/home.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.

VÁRIOS CURSO SOBRE EDUCAÇÃO