TODO MATERIAL POSTADO EM MEU BLOG É DE CONTEÚDO PESQUISADO NA INTERNET OU DE AMIGOS QUE ME ENVIAM, AO QUAL SOU SEMPRE AGRADECIDO.
POUCAS VEZES CRIEI ALGO PARA COLOCAR NO BLOG.
O MEU SENTIMENTO É O DE UM GARIMPEIRO, QUE BUSCA DIAMANTES, E QUANDO ENCONTRA NÃO CONSEGUE GUARDAR PARA SI.

29/04/2010

DIA INTERNACIONAL DA DANÇA

O Dia Internacional da Dança vem sendo celebrado no dia 29 de abril, promovido pelo Conselho Internacional de Dança (CID), uma organização interna da UNESCO para todos tipos de dança.




A comemoração foi introduzida em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO. A data comemora o nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), o criador do balé moderno.



Entre os objetivos do Dia da Dança estão o aumento da atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem um local próprio para dança em todos sistemas de educação, do ensino infantil ao superior.



Enquanto a dança tem sido uma parte integral da cultura humana através de sua história, não é prioridade oficial no mundo. Em particular, o prof. Alkis Raftis, então presidente do Conselho Internacional de Dança, disse em seu discurso em 2003 que "em mais da metade dos 200 países no mundo, a dança não aparece em textos legais (para melhor ou para pior!). Não há fundos no orçamento do Estado alocados para o apoio a este tipo de arte. Não há educação da dança, seja privada ou pública".



O foco do Dia da Dança está na educação infantil. O CID alerta os estabelecimentos que contatem o seu Ministério da Educação com as propostas para celebrar este dia em todas escolas, escrevendo redações sobre dança, desenhando imagens de dança, dançando em ruas, etc. Enfim, manifestando em crianças e consequentemente nos adultos, a vontade e importância da dança arte na vida do ser humano.






IMPOSSÍVEL NÃO LEMBRAR DE FRED ASTAIRE E A DANÇA COM O CABIDE, MAGNIFICO.


Dançar é escrever com o corpo no espaço estendido á frente, alongar-se,encolher-se,rodopiar, inclinar-se.

jogar-se em absoluta confiança no Outro que ampara, depois de centenas de ensaios...
Dançar é tocar música com gestos,com os pés,absolutamente sem voz, na arrasadora maioria das vezes.

Dançar é interpretar com meneios e oscilações impressionantes ao nosso olhar supreso,

pois temos os pés no chão, as nuances da mensagem,do enredo, da palavra em das formas desenhadas no espaço...

O corpo é o instrumento dos dançarinos: suas mãos-libélulas, suas mãos- borboletas, suas mãos-colibris escrevem versos no ar...
Seus pés com centenas de micro-fraturas, seguem intinerários que a cada instante recomeçam e recomeçam, e se repetem...
A coluna é de borracha,de látex,de seda... Curva-se,encaixa-se,projeta-se. e como dói,mas que importa, se é o centro do soma?...

O rosto parece cheio de luz e não revela os sofrimentos nem os cansaços... Há um sol em cadaum dos olhos,às vezes,um luar de ouro, pois sempre brilham de prazer, no vício sagrado impossívelde desfazer Já vi balerinos em cadeiras de rodas, cada célula a vibrar, como se fosse um palco particular.

Já os vi com próteses de celulóide,em pleno vôo...
Já vi os que não mais podem bailar,tornarem-se mestres, para que os outros possam dançar por eles...
Que magnífica mensagem vemos nas sapatilhas esfarrapadas e disformes, que foram um dia de superfície lisa e brilhante,cetim e forma...
Quantos já dançaram com pés sangrando, joelhos inchados,microfraturas?

Quantos choravam lutos e perdas enquanto sorriam?
O dançarino é feito de retalhos dos deuses, lançados pela Terra, para que não possam ser esquecidos em sua divindade...
O dançarino tem um pouco de ave e de borboleta ou libélula,ou pluma,ou floco de algodão, ou pétala,ou poalha ,a dançar na luz...

PARABÉNS DANI. VOCÊ TEM A ENERGIA DE FAZER BRILHAR AS ALMAS QUE DANÇAM...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.

VÁRIOS CURSO SOBRE EDUCAÇÃO