TODO MATERIAL POSTADO EM MEU BLOG É DE CONTEÚDO PESQUISADO NA INTERNET OU DE AMIGOS QUE ME ENVIAM, AO QUAL SOU SEMPRE AGRADECIDO.
POUCAS VEZES CRIEI ALGO PARA COLOCAR NO BLOG.
O MEU SENTIMENTO É O DE UM GARIMPEIRO, QUE BUSCA DIAMANTES, E QUANDO ENCONTRA NÃO CONSEGUE GUARDAR PARA SI.

16/05/2010

EM NOME DE DEUS



Um romance histórico baseado em fatos reais mostra a Igreja Católica numa época em que os dogmas são a base de sua doutrina..
Relata a época com um dos personagens mais importantes da Igreja
Pedro Abelardo (1079-1142) um Teólogo e professor de Filosofia, conhecido por suas teorias polemicas que, chegou ser acusado de praticar heresia e é nesse momento que Abelardo é convidado para dar aulas na escola de Notre-Dame.
A primeira universidade livre da França é quando conhece Heloisa, (1100-1164) uma nobre garota vinte anos mais nova do que ele e por quem ele vive um amor proibido pela igreja.

Abelardo é um Teólogo e tem seus votos com o celibato e mais tarde pelo tio de Heloisa, o cônego Fulbert, um nobre que detem a guarda de Heloisa e quer que ela se case com outro nobre dono de vários castelos em toda a França, esse era o costume da Idade Média, nobres se casam com nobres.

A força do amor entre os dois coloca em choque os dogmas da Igreja, uma vez que um Teólogo jamais pode se envolver com uma dama e ao se apaixonar perdidamente um pelo outro e deixam o amor falar mais alto.

Heloisa vai para Pallet no interior da França para esconder uma gravidez ficando aos cuidados da irmã de Abelardo. Depois eles voltam pede perdão ao tio de Heloisa, e são perdoados, se casam às escuras e antes mesmo de consumarem seu casamento, Abelardo e pego e castrado a mando do tio de Heloisa. Os dois ficam sem se falar e trocam suas juras de amor através de cartas
Ela vai para o convento de Santa Maria em Argenteul e ele constrói um mosteiro ao lado do convento, mas mesmo assim só se falam por cartas.

Fica claro que os dois acabaram por atender os anseios da Igreja e terminaram suas vidas trabalhando em prol de uma Igreja mais madura e consciente dos atos humanos.

“Abelardo morre aos 63 anos em 1142 e Heloisa ergueu um grande sepulcro em sua homenagem, e faleceu algum tempo depois, sendo, por iniciativa de suas alunas, sepultada ao lado de Abelardo.”

E se falam ainda que, “ao abrirem à sepultura de Abelardo, para ali depositarem Heloísa, encontraram seu corpo ainda intacto e de braços abertos, como se estivesse aguardando a chegada de Heloísa”.
Resumo de P.S.Arantes






É certo que quanto maior é a

causa da dor, maior se faz

a necessidade de para ela

encontrar consolo, e este

ninguém pode me dar, além de ti.

Tu és a causa de minha pena,

e só tu podes me proporcionar conforto.

Só tu tens o poder de me entristecer,

de me fazer feliz ou trazer consolo."

Carta de Heloísa a Abelardo


Um comentário:

  1. Anônimo16/5/10

    O filme mais lindo que já vi! Uma lembrança muito oportuna! Vale a pena assistir!

    ResponderExcluir

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.

VÁRIOS CURSO SOBRE EDUCAÇÃO