TODO MATERIAL POSTADO EM MEU BLOG É DE CONTEÚDO PESQUISADO NA INTERNET OU DE AMIGOS QUE ME ENVIAM, AO QUAL SOU SEMPRE AGRADECIDO.
POUCAS VEZES CRIEI ALGO PARA COLOCAR NO BLOG.
O MEU SENTIMENTO É O DE UM GARIMPEIRO, QUE BUSCA DIAMANTES, E QUANDO ENCONTRA NÃO CONSEGUE GUARDAR PARA SI.

02/09/2010

SISTEMA DE COTAS

Diante dessa verdade declarada abaixo acho que o sistema de cotas deveria ser mais expandido e melhor representado.
Temos uma dívida social que levará ao menos um século a ser ressarcida. ( Que me perdoem os que não conseguem ver assim)
O que o Brasil fez aos negros escravizados e filhos dos filhos só mesmo o tempo poderá apagar.
Por isso fiquei pensando, porque na politica não existe o direito de representatividade como todos outros seguimentos existem, como faculdade, empresas e no estado.

PORQUE ENTÃO O SISTEMA DE COTAS NÃO SER APLICADO NA POLÍTICA.
NO PARLAMENTO, NO SENADO E NA CAMARA DE VEREADORES, INSTALAR O QUE SERIA MAIS JUSTO, O SISTEMA DE COTAS, ONDE TERIAM POR DIREITO A REPRESENTATIVIDADE OS DEFICIENTES, INDÍOS E NEGROS DENTRO DAS CASAS LEGISLATIVAS.

Conheci apenas o caso do índio Juruna, que dava um trabalho na politicalhia por gravar as promessas que nunca eram compridas, mas nunca soube de um cego, cadeirante ou com qualquer deficiencia fisica que fosse eleito.
Enviei email para o senado e para a câmara de deputados, depois posto a resposta.



Por sistema de cotas entende-se uma medida governamental que cria uma reserva de vagas em instituições públicas ou privadas para determinados segmentos sociais. É considerada uma forma de ação afirmativa, segundo conceito surgido nos Estados Unidos na década de 1960.

A superação das desigualdades socioecônomicas impõe-se como uma das metas de qualquer sociedade que aspira a uma maior equidade social. Em face aos problemas sociais, algumas alternativas são propostas para atenuação de desigualdades que mantém em condições díspares cidadãos de estratos distintos. Uma das alternativas propostas é o sistema de cotas que visaria a acelerar um processo de inclusão social de grupos à margem da sociedade.

O conceito de cotização de vagas aplica-se a populações específicas, geralmente por tempo determinado. Estas populações podem ser grupos étnicos ou raciais, classes sociais, imigrantes, deficientes físicos, mulheres, idosos, dentre outros.

A justificativa para o sistema de cotas é que certos grupos específicos, em razão de algum processo histórico depreciativo, teriam maior dificuldade para aproveitarem as oportunidades que surgem no mercado de trabalho, bem como seriam vítimas de discriminações nas suas interações com a sociedade.

[editar] No Brasil
A Constituição Brasileira de 1988[1]diz:

Artigo 37 (capítulo)
VIII- a lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão;
A lei constitucional estabeleceu a reservas de vagas para deficientes físicos, o qual passou a ser adotado em diversos concursos públicos, com a ressalva de que o emprego ou cargo não exija plena aptidão física. Isto marca o inicío da reserva de vagas para grupos específicos no Brasil. Com o tempo, outros grupos sociais passam a pleitear a cotização de vagas para "garantirem" uma participação mínima em certos setores da sociedade como as universidades públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.

VÁRIOS CURSO SOBRE EDUCAÇÃO