TODO MATERIAL POSTADO EM MEU BLOG É DE CONTEÚDO PESQUISADO NA INTERNET OU DE AMIGOS QUE ME ENVIAM, AO QUAL SOU SEMPRE AGRADECIDO.
POUCAS VEZES CRIEI ALGO PARA COLOCAR NO BLOG.
O MEU SENTIMENTO É O DE UM GARIMPEIRO, QUE BUSCA DIAMANTES, E QUANDO ENCONTRA NÃO CONSEGUE GUARDAR PARA SI.

29/10/2010

MONTEIRO LOBATO PROIBIDO

DA VEJA ONLINE
Capa do livro Caçadas de Pedrinho

Livro de Monteiro Lobato pode ser banido de escolas

Conselho de Educação aponta racismo na obra "Caçadas de Pedrinho"



'Caçadas de Pedrinho', de Monteiro LobatoUm dos livros escritos por Monteiro Lobato, o autor que povoa o imaginário de diversas gerações com sua obra Sítio do Picapau Amarelo, pode ser barrado nas escolas públicas brasileiras.



Um parecer publicado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) no Diário Oficial da União, sugere que o livro Caçadas de Pedrinho não seja distribuído a alunos e professores, sob a alegação de que a obra é racista.



O parecer foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Educação Básica do CNE e foi feito a partir de denúncia da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial.



Publicado em 1933, o livro de Monteiro Lobato, um dos maiores nomes da literatura infantil brasileira, narras as aventuras da turma do Sítio em busca de uma onça-pintada. Segundo o CNE, os traços racistas da obra estariam na forma como se refere à personagem Tia Nastácia e a alguns animais, como o urubu e macaco.



Um dos trechos da obra que sustenta a argumentação do CNE diz: “Tia Nastácia, esquecida dos seus numerosos reumatismos, trepou, que nem uma macaca de carvão”. Outro diz: Não é a toa que macacos se parecem tanto com os homens. Só dizem bobagens.” De acordo com Nilma Lino Gomes, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e autora do parecer, o livro deve ser banido das escolas ou só poderá ser adotado caso a obra seja acompanhada de nota sobre os "estudos atuais e críticos que discutam a presença de estereótipos raciais na literatura".



O parecer do CNE será avaliado pela Secretaria de Educação Básica e a decisão final cabe ao Ministério da Educação (MEC).

3 comentários:

  1. Anônimo29/10/10

    Qual será a próxima proibição? "A cabana do pai Tomás"? " Moreninha"? "A escrava Isaura"? Onde vamos parar? Que outras obras serão atacadas? E os livros de História, que mostram que a escravidão existiu, desde a antiguidade? Não é banindo essas obras que vamos eliminar o preconceito, mas considerando-as de forma contextualizada, explorando as diferenças em relação à realidade atual.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo31/10/10

    Nossas crianças não são idiotas. Abaixo a censura. Conheça melhor as asneirinhas de Emília, Marquesa de Rabicó:

    http://twitter.com/EmiliadeRabico

    ResponderExcluir
  3. Curioso que nesta época de pré sal e de discussões a respeito da forma de exploração de suas jazidas, quando Monteiro Lobato deveria estar sendo louvado pelo "Poço do Visconde", se busque desqualificar como racista este que é um dos maiores escritores da literatura, de fato brasileira.Também mereceria louvação tanto em relação a necessidade de priorização da questão de saneamento básico quanto a questão dos anglicismos que inundam nossa língua, fatos denunciados por ele em "idéias de Jeca Tatu" a quase 90 anos atrás

    ResponderExcluir

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.

VÁRIOS CURSO SOBRE EDUCAÇÃO