Os raios X são emissões eletromagnéticas de natureza semelhante à luz visível. Seucomprimento de onda vai de 0,05 ângström (5 pm) até centenas de angströns (1 nm).
Foi o físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen (1845-1923) quem detectou pela primeira vez os raios X, que foram assim chamados devido ao desconhecimento, por parte da comunidade científica da época, a respeito da natureza dessa radiação. A descoberta ocorreu quando Röentgen estudava o fenômeno da luminescência produzida por raios catódicos num tubo de Crookes. Todo o aparato foi envolvido por uma caixa com um filme negro em seu interior e guardado numa câmara escura. Próximo à caixa, havia um pedaço de papel recoberto de platinocianeto de bário.
Após exaustivas experiências com objetos inanimados, Röntgen pediu à sua esposa que posicionasse sua mão
entre o dispositivo e o papel fotográfico.
Na medicina os raios X são utilizados nas análises das condições dos órgãos internos, pesquisas de fraturas, tratamento de tumores,câncer (ou cancro), doenças ósseas, etc.
No Brasil, os raios X do pulmão para fins diagnósticos de tuberculose pulmonar são chamados de abreugrafia, que se trata de uma incidência sobre uma pequena área do pulmão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.