TODO MATERIAL POSTADO EM MEU BLOG É DE CONTEÚDO PESQUISADO NA INTERNET OU DE AMIGOS QUE ME ENVIAM, AO QUAL SOU SEMPRE AGRADECIDO.
POUCAS VEZES CRIEI ALGO PARA COLOCAR NO BLOG.
O MEU SENTIMENTO É O DE UM GARIMPEIRO, QUE BUSCA DIAMANTES, E QUANDO ENCONTRA NÃO CONSEGUE GUARDAR PARA SI.

08/12/2010

DIA DA FAMÍLIA

O padrão de família no Brasil apresentou algumas mudanças nas últimas décadas do século XX. Dentre essas, se destacam:
Queda substancial do tamanho da família;
Aumento do número de famílias do tipo mulheres sem cônjuge com filhos;
Aumento do números de famílias cujas pessoas de referência são mulheres.
Família na definição do IBGE
Família - Conjunto de pessoas ligadas por laços de parentesco, dependência doméstica ou normas de convivência, todos residentes na mesma casa;
Família unipessoal - pessoa que mora sozinha em uma casa
Famílias conviventes - são aquelas famílias compostas por, no mínimo, duas pessoas cada uma, que residam na mesma unidade domiciliar (domicílio particular ou unidade de habitação em domicílio coletivo).
Relação de dependência doméstica - é a relação estabelecida entre a pessoa de referência e os empregados domésticos e agregados da família;
Normas de convivência - são as regras estabelecidas para o convívio de pessoas que moram juntas, sem estar ligadas por laços de parentesco ou dependência doméstica. Por sua vez, as "famílias conviventes"
Pessoas de referência da família - Pessoa responsável pela família , ou assim considerada pelos demais membros.
Nas duas últimas décadas houve uma queda substancial do tamanho da família.
O tamanho da família brasileira diminuiu em todas as regiões: de 4,3 pessoas por família em 1981, chegou a 3,3 pessoas em 2001. O número médio de filhos por família é de 1,6 filhos.
Em 2002, o número médio de pessoas na família se manteve o mesmo em quase todas as regiões e por isso a média para o país se manteve em 3,3 pessoas, segundo a Síntese de Indicadores Sociais 2003. O número médio de filhos apresentou uma diferença mínima em relação do ano anterior: de 1,6 para 1,5 filhos na família em domicílios particulares. 

Mudanças no Código
A sabedoria popular costuma dizer que o tempo cura tudo. O tempo cura e também muda as coisas. Maneiras de ver o mundo, rituais, leis etc. O conceito de família, por exemplo, mudou com o tempo.
Tanto que, no Código de Direito Civil, vários artigos caíram em desuso, tendo sido criadas novas leis, em forma de emenda, que alteraram profundamente o seu conteúdo.

Algumas das alterações dizem respeito à família. Vejamos:
o No novo conceito de família, são consideradas famílias os grupos formados não só pelo casamento civil ou religioso, mas também pela união estável de homem e mulher ou por comunidade dirigida somente por um homem ou por uma mulher (mãe solteira, no caso).
 Antes, uma união que não fosse formada pelo casamento formal era considerada "família ilegítima". Da mesma maneira, "filho ilegítimo" é uma expressão que não cabe mais em nossa sociedade.


CONCEITOS DE FAMÍLIA PELOS TEMPOS

1920

1940 - 1980




1990
2000








2000 -  O CÃO JÁ PARTICIPA DA FAMÍLIA.
2010 - O CÃO, O GATO TORNAM-SE MEMBRO DA FAMÍLIA, COM BANHO, TOSA, PSICÓLOGO, FESTAS DE ANIVERSÁRIO E ÀS VEZES COM A MESMA IMPORTÂNCIA DO FILHO.

CASAIS HOMOSSEXUAIS
 COM UNIÃO ESTÁVEL,
 ADOTAM FILHOS.






CASAIS SEM FILHOS, COM ANIMAIS.

ISSO DE FORMA ALGUMA QUER DIZER QUE A FAMÍLIA FORMADA POR HOMEM, MULHER E FILHOS NÃO SEJAM A MAIORIA, MAS NOVAS OUTRAS FORMAS DE FAMÍLIA TÊM SURGIDO COM O TEMPO, SEM CONTAR A FAMÍLIA CONSTITUÍDA DE AVÓS QUE CRIAM OS NETOS, MÃES SEPARADAS, OU SOLTEIRAS QUE CRIAM OS FILHOS E MESMOS PAIS SOLTEIROS QUE ADOTAM UMA CRIANÇA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.

VÁRIOS CURSO SOBRE EDUCAÇÃO