Quem faria uma caminhada de cinco kilometros com um galão de 20 litros de água atrelado as costas.
Não tem sentido, seria loucura, bastaria um cantil com 500 ml.
Para que utilizar um volume tão grande de água se no caminho apenas uma fração disso basta?
Pois bem...
Já na Educação, cada professor deveria imaginar que seus alunos precisam “carregar” todos os conteúdos que passou e “exige” na prova.
Fica a pergunta: Para que?
Volume de conhecimentos que só farão sentido e se fizerem sentido 20 anos depois de aprendido.
A mente, não carrega conteúdos que não façam parte do dia a dia, do momento do uso, o que não lhe serve, ela poe no esquecimento.
Que digam os que foram muito bons em física: Quais as cores do arco Iris?
Os nota dez de química, qual a massa atômica do zinco?
Os excelentes em matemática, onde você aplicou na sua vida, que não fosse ensinando a formula de Bhaskara?
Você tem usado muito a equação de segundo grau na sua vida?
Eu nos meus cinqüenta anos usei sim, no vestibular.
Então... Faz sentido para a VIDA de nosso aluno aquilo que ensinamos, ou estamos apenas enchendo o galão de água para ele carregar?
Olá passei para conhecer seu blog ele é muito maneiro super organizado com ótimo conteúdo gostaria de parabenizar pelo excelente trabalho voltarei mais vezes no seu encantador
ResponderExcluirblog que Deus ilumine seus caminhos e de seus famíliares
Desejo muito sucesso