DO SITE http://www.gagueira.org.br/ |
Orientações aos professores: a criança que gagueja
na escola
Os
professores frequentemente têm dúvidas sobre como agir com uma criança que
gagueja em sala de aula. Por exemplo:
- Ela
deve ser cobrada para fazer apresentações orais, ler em voz alta ou responder
perguntas?
- O professor deve comentar com a criança a respeito de sua fala ou simplesmente ignorar?
- O que deve ser feito se outras crianças começam a caçoar dela?
- O professor deve comentar com a criança a respeito de sua fala ou simplesmente ignorar?
- O que deve ser feito se outras crianças começam a caçoar dela?
Essas são
apenas algumas das perguntas que os professores costumam fazer.
A criança da pré-escola e do jardim de infância
Todas as
crianças nesta faixa de idade estão ativamente aprendendo a falar. Neste
processo, é natural que cometam erros de fala. Esses erros são chamados de
hesitações/disfluências. Algumas crianças apresentam mais do que outras e isto
é normal. Entretanto, há certas crianças que apresentam muitas
hesitações/disfluências - principalmente repetições e prolongamentos de sons -,
que são facilmente notadas por quem ouve.
Se você
estiver preocupado quanto à possibilidade de desenvolvimento de gagueira em uma
dessas crianças, não deixe que ela perceba qualquer atenção especial neste
momento.
Ao invés disso, procure um fonoaudiólogo especializado em gagueira
para receber orientações e sugestões.
Fale
também com os pais, tente saber a opinião deles sobre o assunto e deixe-os
cientes de que pode ser um comportamento típico da idade.
Em muitos casos,
quando pais e professores ouvem a criança e conversam com ela de uma forma
calma e paciente, a fala retorna à normalidade e suas habilidades de linguagem
e sua adaptação escolar melhoram.
Contudo, se a criança continuar a apresentar
hesitações/disfluências, é recomendável que ela seja acompanhada por um fonoaudiólogo
especializado em gagueira.
A criança do ensino fundamental
Nesta
faixa de idade, há crianças que não somente repetem e prolongam sons, mas
também que fazem esforço e ficam tensas e frustradas com suas tentativas de
falar.
Elas precisam de ajuda.
Sem a ajuda necessária, é provável que a
gagueira afete negativamente seu desempenho em sala de aula.
Como sugerido para
a criança da pré-escola, consulte um fonoaudiólogo especializado em gagueira,
fale com os pais e discuta suas observações com eles.
Se você, os pais e o
fonoaudiólogo compartilharem a opinião de que as hesitações/disfluências desta
criança são diferentes das de outras em sua sala, vocês poderão decidir
acompanhar, em equipe, a evolução desta criança.
Uma
preocupação importante da maioria dos professores é com relação às reações da
criança diante de sua gagueira em sala de aula. Que tipo de participação
deve-se exigir dela durante as aulas? A resposta a esta pergunta depende de
cada criança.
Em um extremo, temos a criança que não demonstra nenhuma
preocupação e fica feliz em poder participar como qualquer outra.
No outro
extremo, temos a criança que chora e se recusa a falar.
A maioria está entre um
extremo e outro.
Se a criança estiver sendo acompanhada por um fonoaudiólogo
especializado em gagueira, pergunte a ele sobre qual seria a atitude mais
adequada a tomar.
Pergunte também à criança sobre como ela gostaria de
participar. As exigências de participação devem se tornar parte de um programa
de educação individualizado da criança.
Fale com a criança: mostre seu apoio
Normalmente,
é aconselhável que você converse com a criança de forma reservada.
Explique a
ela que quando falamos às vezes cometemos erros (assim como acontece com outras
tarefas).
Nós nos atrapalhamos com os sons, repetimos palavras e nos
confundimos com elas. Com a prática, melhoramos.
Explique que você está lá para
ajudá-la.
Falar com
a criança desta forma permitirá que ela saiba que você está ciente da
dificuldade e também que você a compreende e a aceita.
Respondendo perguntas
Ao fazer
perguntas em sala de aula, é possível adotar certos procedimentos para tornar a
situação mais fácil para uma criança que gagueja:
-
Inicialmente, até que ela se ajuste à turma, faça perguntas que possam ser
respondidas com poucas palavras.
- Se cada criança tiver que responder uma pergunta, chame a criança que gagueja no início, porque a tensão e a ansiedade podem aumentar enquanto ela espera sua vez.
- Informe à classe que (1) eles terão o tempo que precisarem para responder às questões e (2) você quer que eles raciocinem antes de responder e não apenas que respondam rapidamente.
- Se cada criança tiver que responder uma pergunta, chame a criança que gagueja no início, porque a tensão e a ansiedade podem aumentar enquanto ela espera sua vez.
- Informe à classe que (1) eles terão o tempo que precisarem para responder às questões e (2) você quer que eles raciocinem antes de responder e não apenas que respondam rapidamente.
Lendo em voz alta na sala de aula
Muitas
crianças que gaguejam são capazes de lidar satisfatoriamente com tarefas de
leitura em voz alta em sala de aula, principalmente se elas são encorajadas em
casa.
Haverá algumas, entretanto, que gaguejarão severamente quando tiverem de
ler em voz alta.
As seguintes sugestões podem ajudar essas crianças:
- A
maioria das crianças que gaguejam são fluentes quando lêem em uníssono com
outras. Ao invés de simplesmente evitar chamar a criança que gagueja, permita
que ela leia junto com outra criança.
- Permita que a classe inteira leia em duplas algumas vezes, para que a criança que gagueja não fique se sentindo especial. Gradualmente, ela pode se tornar mais confiante e conseguir ler em voz alta por conta própria.
- Permita que a classe inteira leia em duplas algumas vezes, para que a criança que gagueja não fique se sentindo especial. Gradualmente, ela pode se tornar mais confiante e conseguir ler em voz alta por conta própria.
As ridicularizações
As
ridicularizações podem ser muito dolorosas para a criança que gagueja e devem
ser eliminadas o mais rápido possível.
Se ficar evidente que a criança está
incomodada com as ridicularizações, fale com ela a sós.
Ajude a criança a
entender por que os outros reagem assim e sugira formas de responder
assertivamente às provocações.
Se alguma
criança insistir em provocar, fale com ela e explique que esse tipo de atitude
é inaceitável.
Tente conquistar sua ajuda. A maioria deseja a aprovação dos
professores.
Se o problema persistir, você pode consultar um conselheiro
pedagógico ou um assistente social que trabalhe em sua instituição. Eles
geralmente têm boas sugestões para lidar com esse tipo de problema.
Terapia fonoaudiológica
Se você
não tiver certeza sobre a presença de um fonoaudiólogo em sua escola, fale com
o diretor de sua instituição.
Sugira também aos pais que procurem um
fonoaudiólogo especializado em gagueira.
Aqui
foram listados apenas alguns pontos gerais.
Tenha sempre em mente que cada
criança é diferente e que uma atitude afetiva faz grande diferença em todos os
casos.
Sugestões para falar com a criança que gagueja
- Não diga para a criança
falar mais devagar ou relaxar.
- Fale com a criança de forma
calma, sem pressa, pausando freqüentemente. Antes de começar a falar, ouça
a criança até o fim e espere alguns segundos após ela ter concluído aquilo
que queria dizer. Isso desacelera o ritmo geral da conversa.
- Ajude todos os alunos da
classe a aprender que há momentos de falar e momentos de escutar. Todas as
crianças, especialmente aquelas que gaguejam, acham mais fácil falar
quando há poucas interrupções e quando elas têm a atenção dos ouvintes.
- Use expressões faciais,
contato visual e outras formas de linguagem corporal para comunicar à
criança que você está prestando atenção ao conteúdo da mensagem e não
somente à forma como ela está falando.
- Não subestime a criança.
Espere a mesma qualidade e quantidade de trabalhos por parte de crianças
que gaguejam.
- Procure reduzir críticas,
padrões rápidos de fala e interrupções.
- Não complete as palavras
para a criança, nem fale por ela.
- Converse individualmente com
o aluno que gagueja sobre as modificações necessárias à sua adaptação em
sala de aula. Respeite suas necessidades, sem subestimá-lo.
- Não torne a gagueira algo
vergonhoso. Fale sobre gagueira como se estivesse falando sobre qualquer
outro assunto.
Para
maiores informações, consulte outras seções deste site.
Texto original: Notes to the Teacher: The Child Who
Stutters at School
Autora: Lisa Scott Trautman
Fonte: Stuttering Foundation of America
Tradução e adaptação: Hugo Silva. Revisão: Sandra Merlo.
Autora: Lisa Scott Trautman
Fonte: Stuttering Foundation of America
Tradução e adaptação: Hugo Silva. Revisão: Sandra Merlo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.