Na década de 1940, o professor de música Clément Mathieu (Gérard Jugnot) passa a trabalhar em um internato, dirigido pelo inflexível Rachin (François Berléand). Lá, estão abrigadas crianças e adolescentes considerados delinqüentes ou que perderam os pais. A desordem e a desobediência cedem lugar à disciplina, logo que iniciam as novas aulas de canto. O enredo se desenvolve de acordo com as anotações do velho diário de um dos ex-alunos rebeldes, Pierre (Jean-Baptiste Maunier), que se tornou um reconhecido maestro.
O filme, idealista, discute a Educação com abordagem sensível e romântica, mostrando que o afeto e conversa podem também ser instrumentos eficientes nas salas de aula – e colocando em xeque políticas rígidas de disciplina.
O universo sonoro, composto por Bruno Coulais e Christophe Barratier, é um capítulo à parte.
Sem dúvida, sensibilidade é a palavra que melhor resume o romance.
O universo sonoro, composto por Bruno Coulais e Christophe Barratier, é um capítulo à parte.
Sem dúvida, sensibilidade é a palavra que melhor resume o romance.
Amei assistir este filme. Estou cursando Pedagogia e a experiencia do filme foi muito inspiradora.
ResponderExcluirTambém estou cursando pedagogia e este filme me acrescentou muito. Para o estudantes de pedagogia que ainda não tiveram oportunidade de assistí-lo, não perca mais tempo.
ResponderExcluirNão deixe de assistir também escritores da liberdade e entre os muros da escola, entre muitos outros filmes que nos ajudam a entender o por quê de estarmos cursando pedagogia.
Este filme é de extrema importância para nossa juventude, todos nos professores temos que assistir este filme com os nossos alunos, assim aprederemos amar a vida de forma em geral.Marcos...
ResponderExcluirFilme perfeito, todo mundo q pretende ser um professor deve assistir sse filme é de mais!
ResponderExcluirO filme é maravilhoso, regado de emoções,sensível e nos faz crer que podemos seguir adiante com a forma de que falar e mostrar algo de bom como a música, poesia ou leitura podem fazer a diferença.Assisti-o para um trabalho de Psicologia do Desenvolvimento no curso de Educação Física licenciatura e o recomendo a todos.
ResponderExcluirCurso enfermagem e adorei o filme,aprendi que na vida nem tudo fuinciona com pressão e sim através de um bom diálogo.
ResponderExcluirNão assistir até o fim, porem observei que é muito importante para nós que estamos cursando agum curso na area da educação.
ResponderExcluirEstou cursando pedagogia na Universidade Federal do Pará, na cidade de Altamira-Pa. E em relção ao filme,quero que toda minha familia assista, ele é ótimo não só para nos que estamos nos formando mas para todos,pois é uma forma de ensinar como educar para tranformar!!! O filme é "EXCELENTE"
ResponderExcluirEstou cursando pedagogia na Universidade Federal do Pará, na cidade de Altamira-Pa. E em relção ao filme,quero que toda minha familia assista, ele é ótimo não só para nos que estamos nos formando mas para todos,pois é uma forma de ensinar como educar para tranformar!!! O filme é "EXCELENTE"
ResponderExcluiras vezes tenho medo quando algumas pessoas dizem ter gostado de algum filme, paro, e penso se realmente eu deveria ter gostado também. A voz do coração para quem curte somente o cine picpoca não vai servir. Mas quem olha o filme com os significados que ultrapassam a imagem, poder realmente tirar algumas questões a se pensar. primeiro, sim, é um filme sensivel (é francês né; tipico), a educação é vista nele como redentora de todos os males da humanidade, um pouco equivocado, nem tanto nem tão pouco; mas gosto do final em especifico; a escola pega fogo; ui! tennso! medo! os moralistas dirão que realmente os valores morais estão em ruinas em nossa sociedade e aquelas crianças não valem nada, são escoria e coisa e tal; Bom! vamos pensar um pouco: será que a escola tal como conhecemos realmente não esteja mesmo preciso ser incendiada; é uma metafora embaraçosa, proposta pelo filme; mas com todas imagens e representações sociais sendo quebradas a escola realmente não cabe mais algumas posturas, rigidas, autoritarias, mesquinhas, enquadrantes, não desejosas.
ResponderExcluirBeijos fica a reflexão...
esse filme é muito legal
ResponderExcluirmuito interessante, valoriza o que há de bom e belo no ser humano
ResponderExcluirVejo as escolas hoje como o oposto do filme, passam muito a mão na cabeça dos alunos, nem 8 nem 80, temos que pensar numa nova educação para o século XXI.
ResponderExcluirCristiano M Moura
Estou cursando pedagogia, e assisti esse filme. è ótimo, principalmente para nós que vamos trabalhar com crianças.Vale à pena assistir!
ResponderExcluirÉ muito lindo, recomendo!
ResponderExcluirO filme me faz lembrar do significado do maior sentimento que o ser humano possa vivenciar: o amor.
ResponderExcluir