Um programa é uma organização de saberes numa determinada sequência.
Quem determinou que esses são os saberes e que eles devem ser aprendidos na ordem prescrita?
Que uso fazem as crianças desses saberes na sua vida de cada dia?
As crianças escolheriam esses saberes?
Os programas servem igualmente para crianças que vivem nas praias de Alagoas, nas favelas das cidades, nas montanhas de Minas, nas florestas da Amazônia, nas cidadezinhas do interior?
Os programas são dados em unidades de tempo chamadas "aulas".
As aulas têm horários definidos.
Ao final, toca-se uma campainha. A criança tem de parar de pensar o que estava pensando e passar a pensar o que o programa diz que deve ser pensado naquele tempo. O pensamento obedece às ordens das campainhas?
Por que é necessário que todas as crianças pensem as mesmas coisas, na mesma hora, no mesmo ritmo?
As crianças são todas iguais?
O objetivo da escola é fazer com que as crianças sejam todas iguais?
A questão é fazer as perguntas fundamentais: por que é assim?
Para que serve isso?
Poderia ser de outra forma?
RUBEM ALVES
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