TODO MATERIAL POSTADO EM MEU BLOG É DE CONTEÚDO PESQUISADO NA INTERNET OU DE AMIGOS QUE ME ENVIAM, AO QUAL SOU SEMPRE AGRADECIDO.
POUCAS VEZES CRIEI ALGO PARA COLOCAR NO BLOG.
O MEU SENTIMENTO É O DE UM GARIMPEIRO, QUE BUSCA DIAMANTES, E QUANDO ENCONTRA NÃO CONSEGUE GUARDAR PARA SI.

19/11/2016

PORQUE NÃO EXISTEM MÚSICOS QUE REPRESENTAM A RAÇA NEGRA NA ORQUESTRA SINFÔNICA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO?

Isso aconteceu em 2011, será que mudou algo?


Domingo, 30/10 estive no Teatro Municipal de São Paulo, ouvindo o Réquiem de Verdi.
Fiquei maravilhado com o lugar, falarei em outra postagem sobre isso, agora o motivo que me leva a escrever é outro. 
Com olhar de educador, encantado com os músicos, constatei algo que me entristeceu. 
Uma quantidade considerável para encher um palco de músicos, e até onde pude ver, não havia um negro fazendo parte do grupo.
Quando terminou a apresentação perguntei as pessoas a minha volta, alguém percebeu que a orquestra não tem negros?
E o estranhamento óbvio de quem nem pensava no assunto. 
Não seria uma coincidência?
No coral, com 120 cantores, consegui ver quatro.
E aí começa meus questionamentos, que quando aborrecido se descambam para a ironia.
Será que o negro não tem habilidade para a música? 
E as pessoas começam a ficar espantadas comigo.
Provavelmente o negro não esteja “capacitado” para estar numa orquestra como essa?
E vou desfilando meus comentários até que as pessoas ao meu lado começam a me lançar com o olhar: 
“Eu não tenho culpa”.
Existe alguém culpado por não haver a representatividade da raça negra na orquestra municipal de São Paulo?
Num país que infelizmente enxergo a exclusão, ouço de alguns, “eles precisam se esforçar mais”, num país onde as oportunidades são tão desiguais, “é questão de mérito”.
Quem tem olhos para a Educação, vê além... Não estão na orquestra, porque algo está errado.
Na sociedade, na orquestra, no Brasil.  
À tempo, recebendo os bilhetes, indicando os lugares para se sentar...(sem querer jamais desmerecer qualquer profissão digna) eu os ví.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.

VÁRIOS CURSO SOBRE EDUCAÇÃO