TODO MATERIAL POSTADO EM MEU BLOG É DE CONTEÚDO PESQUISADO NA INTERNET OU DE AMIGOS QUE ME ENVIAM, AO QUAL SOU SEMPRE AGRADECIDO.
POUCAS VEZES CRIEI ALGO PARA COLOCAR NO BLOG.
O MEU SENTIMENTO É O DE UM GARIMPEIRO, QUE BUSCA DIAMANTES, E QUANDO ENCONTRA NÃO CONSEGUE GUARDAR PARA SI.

17/12/2016

O POTINHO DA EULÁLIA

Eu dei uma reduzida no texto de Floriano Serra.
Quem quiser ler na íntegra pode ir GESTÃO EDUCACIONAL, para mim a parte romântica foi mais que suficiente.


Dias atrás, eu estava tomando o café da manhã em um grande hotel do interior de São Paulo, participando de uma convenção nacional da empresa onde trabalho.
Estava em companhia da minha mulher e de um grande amigo, o Fraga.
Um pouco antes de nos retirarmos da mesa, meu amigo pegou um daqueles potinhos com geléia e embrulhou-o num guardanapo de papel, dizendo:
— Este aqui eu vou levar pra Eulália – e guardou cuidadosamente o potinho em sua mochila para presentear sua mulher, que ficara em São Paulo.
Aquele gesto me comoveu pela sua simplicidade e, ao mesmo tempo, pela sua grandiosidade.
Entendi que era a maneira que ele tinha para tornar presente a ausência da mulher amada.
Ao lembrar de guardar aquele potinho para levá-lo para Eulália, o Fraga estava criando uma ponte invisível, mas poderosa, unindo pelo amor duas pessoas separadas entre si por quase 200 quilômetros.
Comoveu-me também por ver naquele gesto um reflexo do que eu próprio faço, há décadas, sempre que viajo sozinho: tenho uma enorme satisfação de levar para minha mulher potinhos, latinhas, vidros de xampu, sabonetes – aquelas coisas bobas e descartáveis que ficam à disposição da gente nos hotéis.
Não sei exatamente porque eu o faço.
Talvez seja uma maneira carinhosa de dizer a minha mulher:
“Viu? Lembrei de você!”
Ou talvez seja para compartilhar a solidão do hotel com ela, através de “presentes” simplórios e baratos, mas ricos de emoções e saudades.
Enfim, qualquer que seja o motivo desse procedimento, tem a ver com a maneira de amar “daqueles tempos” em que buscava qualquer pretexto para dizer “te amo” usando pequenas coisas do cotidiano para expressar grandes coisas do coração.
Algum leitor já escreveu uma carta de amor – certamente ridícula, como diria Fernando Pessoa – em um guardanapo de restaurante, só para aproveitar um portador inesperado?
Eu já.
E ela amou.
Os grandes e verdadeiros amores são feitos com potinhos, como os da Eulália!
Portanto, em nome do amor careta, que se fabriquem montanhas de potinhos e se distribuam a todos os hotéis; que se encham as mesas de restaurantes com bloquinhos para recados com lápis ao lado – de preferência coloridos, pois assim as cartas de amor ficam mais ridículas e por isso mesmo mais maravilhosas.
De qualquer maneira, para mim, essa conclusão me basta e me faz recuperar a serenidade.
Ou seja, estou com o Barão Vermelho e não abro:
Por você eu dançaria tango no teto
Eu limparia os trilhos do metrô
Eu iria a pé do Rio a Salvador...
Floriano Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.

VÁRIOS CURSO SOBRE EDUCAÇÃO