TODO MATERIAL POSTADO EM MEU BLOG É DE CONTEÚDO PESQUISADO NA INTERNET OU DE AMIGOS QUE ME ENVIAM, AO QUAL SOU SEMPRE AGRADECIDO.
POUCAS VEZES CRIEI ALGO PARA COLOCAR NO BLOG.
O MEU SENTIMENTO É O DE UM GARIMPEIRO, QUE BUSCA DIAMANTES, E QUANDO ENCONTRA NÃO CONSEGUE GUARDAR PARA SI.

01/02/2008

TV E A EDUCAÇÃO DOS FILHOS

A influência da televisão na formação das crianças

A audiência infantil a programas inapropriados poderia acabar se os próprios pais abrissem mão de assistir a estes programas.

Seria bom se pudessem mostrar que, o que não é bom para os filhos, também não é bom para eles.

Os programas com conteúdos positivos, produzidos com trabalhos pedagógicos e assessoria educacional, são raras exceções.

É conveniente ter um horário pré-estabelecido para ver programas de televisão.

Como todas as coisas, a televisão tem que ter ‘o seu lugar’ na vida familiar juntamente com outras atividades; não use a televisão como uma babá eletrônica, visto que ela não cuida verdadeiramente das crianças, especialmente se os deixarmos ver “tudo que está passando”.



O que vemos com grande freqüência são programas fundamentalmente com falsos valores, voltados apenas para satisfazer audiência e que promovem a violência.

Estes programas têm uma contribuição negativa para o desenvolvimento das crianças, que ficam mais expostas à televisão, pois elas tendem a reproduzir atividades e práticas presentes na programação assistida.

Crianças que assistem a programas violentos podem se identificar com o personagem e acreditar que eles são reais, o que aumenta as chances de se tornarem adultos agressivos.Os pais de família e educadores devem fazer compreender aos seus filhos que a televisão não é imprescindível, nem é o único meio de ocuparem seu tempo livre.

Uma conversa, uma troca de carinho vale muito mais que assistir a programas impróprios, que não trazem nenhuma contribuição à educação.

O melhor a ser feito é dar o exemplo - se os pais vêem televisão de má qualidade, com que critério irão evitar que seus filhos vejam os programas que são negativos para eles?



Por Juliana O. Franco - Pedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.

VÁRIOS CURSO SOBRE EDUCAÇÃO