TODO MATERIAL POSTADO EM MEU BLOG É DE CONTEÚDO PESQUISADO NA INTERNET OU DE AMIGOS QUE ME ENVIAM, AO QUAL SOU SEMPRE AGRADECIDO.
POUCAS VEZES CRIEI ALGO PARA COLOCAR NO BLOG.
O MEU SENTIMENTO É O DE UM GARIMPEIRO, QUE BUSCA DIAMANTES, E QUANDO ENCONTRA NÃO CONSEGUE GUARDAR PARA SI.

12/03/2008

DIA DO BIBLIOTECÁRIO





Comemora-se no dia 12 de Março, o Dia do Bibliotecário em homenagem ao engenheiro e bibliotecário por vocação, Manuel Bastos Tigre.

Ele nasceu no dia 12 de março de 1882 e, ao terminar o curso de Engenharia, em 1906, resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade, no Estados Unidos. Uma vez lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal.

Este encontro foi decisivo na sua vida, porque, em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com biblioteconomia.

Prestou concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro e se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal



A palavra biblioteca tem sua origem nos termos gregos biblío (livro) e teca (caixa), significando a caixa ou casa de livros, um local onde os livros seriam colocados, de forma organizada, para consultas e leitura.

A maior biblioteca da Antiguidade foi construída no século IV antes de Cristo em Alexandria, no Egito, por Alexandre, o Grande.
Nela, foram reunidos 60 mil volumes, manuscritos em folhas de papiro (planta própria de terrenos inundados, a partir da qual os antigos Egípcios faziam folhas finas para escrever) ou em pergaminhos (peles de carneiro, cabra, ovelha ou cordeiro, preparadas para servir como material de escrita), com textos de literatura grega, egípcia, assíria e babilónica.
Essa fantástica colecção foi destruída em 640 depois de Cristo, quando os árabes conquistaram Alexandria.
As bibliotecas de hoje já não são só locais de armazenamento de documentos, como era antigamente.
A biblioteca é um espaço livre, onde se pode consultar um livro, ou um filme, tendo sempre em conta que o que se tem na mão é algo precioso, que deve ser estimado para que outras pessoas possam também ter oportunidade de lê-lo, vê-lo ou ouvi-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.

VÁRIOS CURSO SOBRE EDUCAÇÃO