TODO MATERIAL POSTADO EM MEU BLOG É DE CONTEÚDO PESQUISADO NA INTERNET OU DE AMIGOS QUE ME ENVIAM, AO QUAL SOU SEMPRE AGRADECIDO.
POUCAS VEZES CRIEI ALGO PARA COLOCAR NO BLOG.
O MEU SENTIMENTO É O DE UM GARIMPEIRO, QUE BUSCA DIAMANTES, E QUANDO ENCONTRA NÃO CONSEGUE GUARDAR PARA SI.

06/11/2008

APRENDER PARA QUÊ?

PALOMA COTES

Rubem Alves é um crítico do sistema de ensino brasileiro.
Mas suas opiniões não carregam rancor contra quem quer que seja.
Para o educador e professor emérito da Unicamp, o problema da escola é que ela não leva em consideração o desejo de aprender das crianças e está respondendo às perguntas que somente os adultos acham importantes. ''Crianças fazem perguntas incríveis'', avisa.
Para Alves, questionamentos como ''quem inventou as palavras?'', ou ''gato podia se chamar cavalo e cavalo se chamar gato?'', são a prova viva do interesse que todo garoto tem por conhecer o mundo.
Mas essa curiosidade investigativa, que leva o aluno a estudar, está longe dos programas escolares. ''Existe uma expressão terrível na escola: grade curricular. Deve ter sido cunhada por um carcereiro'', diz.
Polêmico, propõe a extinção do vestibular e sugere que o processo seletivo para as universidades aconteça através de um sorteio.
Prestes a lançar mais um livro (Presente, Frases, Idéias e Sensações..., Editora Papirus), espera com a nova publicação levar ao público seus pensamentos sobre o amor e a vida. ''Nem que a obra seja lida na privada'', provoca. Educador diz que a escola não leva em consideração o desejo de aprender e está longe de responder às perguntas das crianças






ÉPOCA - O senhor afirma que a maioria das escolas é chata? Por quê?
Rubem Alves - Não é de hoje que a escola é chata.




Ela sempre foi assim e isso acontece porque as coisas são impostas às crianças.




A prova de que uma criança gosta de ir à escola é se, na hora do recreio, ela está conversando com os amigos sobre as coisas que a professora ensinou.




E não se vê isso. Então fica evidente que elas gostam da escola por causa da sociabilidade, dos amiguinhos, por causa do recreio.




Mas elas não estão interessadas naquilo que se ensina na escola.




Você acha que um adolescente, vivendo na periferia, pode ter interesse em dígrafos (grupo de duas letras usadas para representar um único fonema)?




Não tem interesse nenhum.




Existe outra expressão terrível: grade curricular.




Já brinquei que deve ter sido cunhada por um carcereiro. A criança está vivenciando problemas que não têm nada a ver com os assuntos das aulas.




Mas os professores apenas se justificam, dizendo que o programa afirma que é aquilo que se deve ensinar e acabou.




Eu diria que na escola tradicional não se leva em consideração o desejo de aprender da criança. Elas expressam isso através dos questionamentos que fazem.






''Às vezes vejo os professores como esses guias turísticos
que vão todo dia ao mesmo monumento,
levando um grupo diferente
e repetindo as mesmas palavras''



ÉPOCA - Quais questionamentos?
Alves - Se você reparar, as crianças fazem perguntas incríveis para conhecer melhor o mundo. Uma delas é: ''Quem inventou as palavras?''. Há outras boas: ''Gato podia chamar cavalo e cavalo chamar gato?




Por que canteiro chama canteiro?




Devia chamar planteiro, que é onde ficam as plantas!




Por que a chuva cai aos pinguinhos e não toda de uma vez? Se na Arca de Noé havia leões, por que eles não comeram os cabritos?''




E por aí vai.




Elas estão fazendo perguntas interessantes, mas as respostas não se encontram nos programas.


ÉPOCA - Por que o modelo de educação existe há tanto tempo?
Alves - Porque existe certa presunção da nossa parte, da parte dos adultos, de que as crianças não sabem nada, de que elas são vazias.
E de que nós é que temos o saber.
Também achamos que só nós podemos determinar o que elas têm de aprender.
Isso é o que Paulo Freire denominou de educação bancária.
Você vai sempre fazendo depósitos na criança. Houve um diretor de um abrigo para crianças e adolescentes em Varsóvia chamado Janusz Korczak.
No abrigo dele, eram os alunos que exerciam a disciplina.
E Korczak costumava dizer: ''Vocês, professores, me dizem que é muito difícil ensinar às crianças.
Estou de acordo.
E vocês dizem também que é muito difícil descer às crianças.
Estou em desacordo.
O que é muito difícil é subir ao nível de sensibilidade e de curiosidade das crianças, ficar na ponta dos pés, falar brandamente para não machucá-las''.
É por isso que a escola não muda.
Porque as pessoas não estão preparadas para subir ao nível das crianças.


ÉPOCA - Há salvação para esse modelo de ensino?
Alves - Eu passei por esse modelo de escola.
Outros amigos meus passaram e acho que não ficamos tão atrapalhados assim (risos). Aliás, tenho memórias muito interessantes.
A escola tinha muitas coisas boas e, a despeito de tudo, a gente aprende. Mas é uma perda de tempo muito grande.
As escolas estão cheias de pessoas maravilhosas, mas é tanta gente que sofre, é reprovada e repete de ano que não acredito mais nesse modelo.
É preciso esquecer as maneiras tradicionais de fazer escola.
Estamos tão acostumados com a idéia de que a escola tem corredor, sala, campainha, que podemos até pensar em melhorar isso, mas não pensamos que a estrutura pode ser diferente.


ÉPOCA - Então, por que as escolas não mudam?
Alves - Por uma porção de fatores.
Um deles é a inércia.
As pessoas se acostumam a fazer sempre a mesma coisa porque aí elas não têm trabalho.
Se você tiver uma escola mais solta, nunca sabe direito o que vai acontecer, você não pode preparar a lição porque sempre o aluno pode fazer uma pergunta que você não sabe.
Na escola tradicional, o professor é aquele que sabe a matéria e vai para a sala de aula acreditando nisso.
Mas hoje as matérias estão todas na internet.
Hoje, a função do professor é ensinar o aluno a pensar e a descobrir onde ele pode encontrar a resposta para as perguntas que ele tem.
Essa é uma função nova e completamente diferente do professor.
Os que estão acostumados a preparar a aula até costumam usar as fichas do ano retrasado.
Dificilmente vão mudar.


ÉPOCA - Como convencer um professor a se atualizar?
Alves - Acho que muitos desses profissionais estão acordando para isso simplesmente porque não estão mais agüentando o tédio.
Tenho dó dos professores.
Às vezes os vejo como esses guias turísticos que vão todo dia ao mesmo monumento, levando um grupo diferente e repetindo as mesmas coisas.
Isso é muito chato.
Nenhuma pessoa merece viver uma vida desse jeito.


ÉPOCA - O senhor afirma, como educador, que a escola precisa dar aos alunos ferramentas para entender o mundo. O que isso quer dizer na prática?
Alves - Simplificando a minha teoria, digo que o corpo carrega duas caixas: uma de ferramentas e a outra de brinquedos.
O que são ferramentas?
São todos os objetos usados para fazer alguma coisa.
Então, ferramentas não são fins em si mesmos.
E elas são importantes porque nos dão poder.
Um alicate é muito mais poderoso que meu dedo.
E a primeira coisa que a escola tem de perguntar é: isso que eu estou ensinando é ferramenta para quê?
Segundo: o aluno quer fazer isso? Porque não adianta você dar uma ferramenta para a pessoa, um martelo e um prego, se ela quer ser pintora.
A ferramenta só tem sentido se tiver uma demanda, se eu estou querendo fazer alguma coisa.
Se eu estiver interessado em plantar um jardim, vou aprender sobre as plantas, esterco e fertilizantes.
O professor tem de perguntar a si mesmo isso.
Se não for ferramenta, ela não vai ser guardada.




ÉPOCA - Por que não é guardada?
Alves - Se todos os reitores das nossas universidades prestassem vestibular, seriam reprovados.
Porque eles esqueceram.
E fizeram isso porque são burros?
Não. Eles fizeram isso porque são inteligentes.
Porque a memória não carrega coisas que não têm função.
Também seriam reprovados os professores universitários e os dos cursinhos só passariam na própria disciplina.
Eu seria reprovado.
Tudo foi perdido.
Já a caixa dos brinquedos está cheia de objetos que não servem para nada.
Não há formas de usá-los como ferramentas.
Lá estão a poesia de Fernando Pessoa, as sonatas de Mozart, as telas de Monet, pores-de-sol, beijos, perfumes, coisas que apenas nos dão felicidade.
Assim se resume a educação.


ÉPOCA - Mas os alunos precisam ter conhecimentos básicos em áreas como Matemática, Biologia ou Química, não?
Alves - Para quê?
Para passar no vestibular?
Para esquecer tudo?
Quem disse que tem de aprender isso?
Por que eu tenho de aprender logaritmo neperiano?
Não conheço ninguém que tenha usado isso.
Se por acaso eu for precisar um dia na minha vida, estudo e aprendo.
Não preciso me preocupar com isso na escola.
E as pessoas não se dão conta de que todo esse conteudismo é perdido.
Não sobra nada.
Uma amiga minha, professora de Neuroanatomia na Unicamp, dizia que os piores alunos que ela tinha eram esses que apareciam em outdoors de primeiro lugar.
Porque quando ela explica anatomia, um assunto cheio de complexidades, sempre tinha um que levantava a mão e perguntava: ''Professora, qual é a resposta certa?''. Ou seja, ele não entendia que esse negócio de ter sempre uma alternativa certa não existe.
No caso do médico, com um doente terminal, o que ele faz: dá morfina ou continua com a quimioterapia?
Não há resposta certa.
É preciso aprender isso.
E essas coisas não são ensinadas.


ÉPOCA - O senhor chegou a pregar o fim do vestibular. Por quê?
Alves - Já preguei, e quando falo nisso as pessoas acham que estou brincando.
Quando eu era pró-reitor de graduação da Unicamp, queria um vestibular que avaliasse a capacidade de pensar dos alunos, e não a memória.
Um professor me disse: a solução mais fácil é o sorteio.
Dei uma gargalhada.
Mas comecei a pensar e vi que é isso mesmo.
A primeira coisa do vestibular que me morde não é decidir quem entra ou não na universidade, mas a sombra sinistra que ele lança sobre tudo o que vem antes.
As escolas são orientadas para o vestibular, e os pais logo de saída querem as escolas fortes para os filhos passarem no vestibular.
A primeira conseqüência de ter o sorteio é que as escolas seriam livres para ensinar.
Elas não precisariam preparar os alunos para o vestibular.
Então, as pessoas poderiam ouvir música, ler e fazer o que quisessem.
Seria a libertação das escolas para realmente ensinar.
Em segundo lugar, acabariam os cursinhos.
Se tiver sorteio, ninguém pode reclamar.
Sorteio é sorteio.
Acabaria o sofrimento psicológico dos alunos, que têm a auto-imagem destruída. Também acabaria o conflito entre pais e filhos.


ÉPOCA - Mas um vestibular por sorteio poderia ter muita injustiça?
Alves - Várias pessoas me dizem isso.
Claro que poderia, mas não do tamanho da injustiça que existe no atual sistema de vestibular, que nada mais é que uma grande perda de tempo, de dinheiro, de inteligência e de conhecimento.
Também me perguntam se qualquer aluno, sem o menor preparo, poderia entrar na universidade.
Respondo que não.
Haveria no final do ensino médio um exame no país inteiro para verificar se os alunos atingiram um ponto mínimo exigido.
E não seria classificatório.
Quem passasse poderia participar do sorteio.
Quem fosse reprovado poderia refazer a prova depois.


ÉPOCA - É polêmico...
Alves - Não acho, não. Acho que é uma solução óbvia.
É mais inteligente que o modelo que existe atualmente.
E menos danosa.


ÉPOCA - Como educador, o senhor não se dedica apenas a escrever livros voltados para o tema. Também tem publicações em formato de contos, prosa e versos. Por quê?
Alves - Eu não tenho livros de teoria.
Escrevo contos e faço isso brincando.
Então, sinto prazer mesmo quando estou falando sobre coisas teóricas.
Mas sempre abordo o tema da educação por meio de metáforas.
Inclusive sob a forma de poesia.
Por isso muita gente não me leva a sério.
Dizem que o Rubem Alves não é cientista.
Não sou mesmo.
E nem quero ser.
Cientistas, já temos em excesso.


ÉPOCA - E este último livro nasceu como?
Alves - Escrevo muita coisa e, no meio dessas, de algumas eu gosto mais.
É como se fossem snap shots, instantâneos da alma.
Neste livro, há uma série deles.
Você pode abrir em qualquer lugar.
Não tem argumento, não quer provar nada, não há nenhuma tese.
Uma vez escrevi uma crônica sobre a função cultural das privadas.
Essa palavra é considerada feia.
Quando se fala numa festa, o dono da casa retruca ''o banheiro'', ''o toalete'' e, quando você chega lá, é privada.
Esse nome é tão bonito, tem a ver com privacidade, com estar sozinho, onde ninguém te interrompe.
Lá é lugar escolhido por muitas pessoas para ler jornal.
Um lugar de erudição, de conhecimento.
Então, sugeri aos artesãos que fizessem umas miniestantes para instalar na frente do ''trono''. Nelas poderia ser colocada uma série de livros. Mas livros que tenham textos curtinhos.
Aí a pessoa pode aproveitar para pensar, refletir.
Acho que esse meu novo livro daria muito bem para esses momentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.

VÁRIOS CURSO SOBRE EDUCAÇÃO