(Sandra Borba Pereira)
1. PRINCÍPIOS DE APRENDIZAGEM:
Enquanto Mestre por excelência Jesus adotou uma postura por demais inovadora no que diz respeito à aprendizagem e aos métodos e procedimentos de ensino que possibilitam a construção dela.
Afastou-se da verbosidade, do formalismo, da memorização, demonstrando sua preocupação com a assimilação ativa do conteúdo, com uma aprendizagem verdadeiramente significativa.
Eis alguns desses princípios que pudemos identificar nos ditos do Senhor:
1. A aprendizagem deve alicerçar-se no valor da pessoa humana: “Vós sois a luz do mundo” (Mt. 5:1/4)
2. Toda aprendizagem se dá no tempo e é cumulativa: “Primeiro a erva, depois a espiga e por último o grão cheio na espiga” (ofc 4:28).
3. O processo ensino-aprendizagem tem como fonte o indivíduo e sua situação histórico- social:” A que assemelharemos o reino de Deus? Ou com que parábola o apresentaremos?” (Mc. 4:30).
4. A aprendizagem deve se basear na descoberta pessoal, concreta, a partir da reflexão em profundidade: “Quem (pergunta Jesus ao doutor da lei, narrando a parábola do Bom Samaritano) foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?”. (Lc. 10:36). Ao ouvir a resposta , conclui o Mestre: “Vai, e procede tu de igual modo!” (Lc. 10:37).
5. A aprendizagem se evidencia na vivência, na demonstração, no comportamento que denota a transformação interior: “Porquanto cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto.” (Lc. 6:44).
6. Toda aprendizagem significativa conduz o homem à harmonia consigo próprio, com o próximo e com Deus: “Quem pratica a verdade aproxima-se da luz...” (Jo. 3:21).
7. É no próprio aprendiz que encontramos o feedback sobre sua aprendizagem: Leia-se o diálogo de Jesus com o Moço Rico (Lc. 18:18-23).
8. Toda aprendizagem possui necessariamente momentos de avaliação: “Aquele dentre vós que estiver sem pecado, atire a primeira pedra.” (Jo. 8:7).
9. O erro é uma parte do processo de aprendizagem e deve ser transformado em estímulo: “ de Jesus para a mulher adúltera: “Vai e não peques mais!” (Jo. 8:11); de Jesus para o paralítico após a cura: “ Olha que já estás curado; não peques mais para que não te suceda coisa pior.” (Jo. 5:14).
10. Um ambiente de confiança e respeito é fundamental para a aprendizagem: Provam as inúmeras situações em que os discípulos perguntam, debatem, questionam as próprias palavras de Jesus. Leia-se, para ilustrar, o que consta de Mateus 13:10, Mateus 13:36, Mt. 15:2.
11. A aprendizagem verdadeira conduz o discípulo à liberdade e à autonomia:”Conhecereis a verdade e ela vos libertará.” (João 8:32).
12. A coerência e o modo de ser do mestre são igualmente elementos favorecedores da aprendizagem: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço e elas me seguem.” (Jo. 10:27).
13. O mestre é um aprendiz completo e o aprendiz é um mestre em potencial: “O discípulo não está acima de seu Mestre,; todo aquele, porém, que for bem instruído será como seu mestre.” (Lc. 6:40).
14. Toda aprendizagem significativa é aquisição para o espírito imortal: “Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com seus anjos, e então retribuirão a cada um conforme as suas obras”. (Mt. 16:27).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.