TODO MATERIAL POSTADO EM MEU BLOG É DE CONTEÚDO PESQUISADO NA INTERNET OU DE AMIGOS QUE ME ENVIAM, AO QUAL SOU SEMPRE AGRADECIDO.
POUCAS VEZES CRIEI ALGO PARA COLOCAR NO BLOG.
O MEU SENTIMENTO É O DE UM GARIMPEIRO, QUE BUSCA DIAMANTES, E QUANDO ENCONTRA NÃO CONSEGUE GUARDAR PARA SI.

12/02/2009

A PEDAGOGIA DE JESUS - PARTE 5

5. FINS E OBJETIVOS GERAIS:

Acima, já podemos identificar qual o fim da educação para Jesus que tão bem o enunciou no Sermão do Monte: “Sede, pois, vós outros, perfeitos como perfeito é o vosso Pai celestial.” (Mt. 5:48).

Perfectibilidade, crescimento, desenvolvimento, evolução, aprimoramento, transformação para o bem, harmonia com as leis divinas, eis o fim a que toda educação, verdadeiramente inspirada pelos postulados cristãos, deve buscar.

Qual deve ser, portanto, a essência dessa perfectibilidade? A que dirá respeito? É o próprio Mestre quem estabelecerá os dois grandes objetivos gerais que devem canalizar nossos esforços para alcançar a perfeição a que estamos destinados: “Conhecereis a verdade e ela vos libertará.” Jesus (Jo. 8:32); “Amai-vos uns aos outros como vos tenho amado.” Jesus (Jo. 14:34).

Razão e sentimento, inteligência e emoção, sabedoria e amor eis os grandes objetivos a colimar na experiência terrestre com vistas a alcançar a compreensão e vivência da lei divina ou natural, o que equivale dizer: o alcance da felicidade que todo ser humano busca.

O grande problema para nós criaturas encarnadas, ainda tão limitadas em nossas condições espirituais, é justamente atingir a esses objetivos de longo alcance que muitas vezes se nos apresentam por demais distantes, fora até de nossas possibilidades.
Ciente dessa nossa condição, Jesus nos apontou e demonstrou objetivos mais específicos, mais próximos ao campo de nossa experiência cotidiana, aproveitando todos os instantes possíveis para torná-los “visíveis”, como uma espécie de “roteiros” para se alcançar os objetivos gerais. Poderíamos até chamá-los de objetivos operacionais tal o seu grau de especificação: “...todo aquele que se irar contra seu irmão será seu réu no juízo...” (Mt. 5:22); “Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não...” (Mt.5:37); “Amai os vosso inimigos e orai pelo que vos perseguem ..” (Mt. 5:44).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.

VÁRIOS CURSO SOBRE EDUCAÇÃO