TODO MATERIAL POSTADO EM MEU BLOG É DE CONTEÚDO PESQUISADO NA INTERNET OU DE AMIGOS QUE ME ENVIAM, AO QUAL SOU SEMPRE AGRADECIDO.
POUCAS VEZES CRIEI ALGO PARA COLOCAR NO BLOG.
O MEU SENTIMENTO É O DE UM GARIMPEIRO, QUE BUSCA DIAMANTES, E QUANDO ENCONTRA NÃO CONSEGUE GUARDAR PARA SI.

13/02/2009

A PEDAGOGIA DE JESUS - PARTE 6

6. CONTEÚDO DA REVELAÇÃO CRÍSTICA:

Não nos será possível nesse espaço, aprofundar a questão do conteúdo da revelação crística.
Necessário, porém, se torna, situar as grandes linhas do Seu pensamento revelador que o caracterizará como um grande revolucionário para as autoridades de seu tempo e o maior reformista sócio-moral que o mundo conheceu, pela força de Sua palavra alicerçada no Seu exemplo.

1. A nova visão de Deus e, conseqüentemente, do culto religioso, da fraternidade com base na paternidade divina;

2. Esclarecimento em torno do real significado da imortalidade da alma até então pouco compreendida pelos judeus;

3. A conceituação “revolucionária” em torno das virtudes sócio-morais: paciência e perdão ao invés de vingança; humildade ao contrário do orgulho; abnegação no lugar da exploração; a indulgência ao invés do ódio, dentre outras;

4. O redimensionamento do valor da criança e da mulher;

5. A valorização da pessoa como criatura divina independente de sua condição de raça, credo, ou posição social;

6. A inversão da pirâmide social: os doentes e pobres é que são os bem aventurados;

7. O Reino de Deus deve ser construído na Terra a partir da ação solidária entre os homens.

Esses e outros conteúdos, depreende-se, causaram e causam até hoje, espanto para muitos.

A mensagem do Evangelho permanece ainda esquecida, quando não, deturpada pelos interesses egoísticos que nos mantém aprisionados nos equívocos diante da Lei Divina, requisitando mais esforços de aprendizagem de todos nós.

“Se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.” (Lc. 9:23).

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (Jo. 14:6).

“Não é o que entra pela boca do homem que o macula, mas o que por ela sai.” (Mt. 15:11).

“Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor, mas tenho vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.” (Jo. 15:15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.

VÁRIOS CURSO SOBRE EDUCAÇÃO