TODO MATERIAL POSTADO EM MEU BLOG É DE CONTEÚDO PESQUISADO NA INTERNET OU DE AMIGOS QUE ME ENVIAM, AO QUAL SOU SEMPRE AGRADECIDO.
POUCAS VEZES CRIEI ALGO PARA COLOCAR NO BLOG.
O MEU SENTIMENTO É O DE UM GARIMPEIRO, QUE BUSCA DIAMANTES, E QUANDO ENCONTRA NÃO CONSEGUE GUARDAR PARA SI.

15/07/2009

VIVENDO, AMANDO E APRENDENDO

Autor - Leo Buscaglia

Nikos Kazantzakis sugere que os professores ideais são os que se fazem de pontes, que convidam os alunos a atravessarem, e depois, tendo facilitado a travessia,
Desmoronam-se com prazer, encorajando-os a criarem as suas próprias pontes

Nenhum professor jamais ensinou alguma coisa a alguém. As pessoas aprendem
Por si. Se examinarmos a palavra "educador", vem do latim, educare, que significa dirigir, conduzir, guiar. É isso que quer dizer, guiar, ser entusiasmado você mesmo,
Compreender-se e apresentar o assunto aos outros e dizer: "Veja como é maravilhoso. Venha comer comigo".

McLuhan nos mostrou que, em média, as crianças têm cinco mil horas de TV antes de entrarem para o jardim de infância. Já viram pessoas morrendo, em tecnicolor. Viram desastres. Viram guerras e massacres. E depois nós as levamos à escola e procuramos interessá-las e motivá-las lendo "Ivo viu a ave"

Meus discípulos sempre sabem que li os trabalhos deles porque quando encontro alguma coisa que me comove, eles vêem marquinhas de lágrimas ali.

Acho que a pessoa afetuosa deve voltar à espontaneidade; voltar a tocar nos outros, segurar os outros, sorrir para os outros, pensar nos outros, interessar-se pelos Outros

Não consigo entender como é que as pessoas não estão simplesmente loucas para aprender, porque é a maior aventura do mundo, já que é o processo de transformação! Cada vez que aprendemos alguma coisa nova, nós nos tornamos uma coisa nova.

"O amor se aprende", e é verdade. O amor se aprende, o medo se aprende, o preconceito se aprende, o ódio se aprende, a preocupação se aprende,a responsabilidade se aprende, a dedicação se aprende, o respeito se aprende, a bondade e distinção se aprendem. Tudo isso se aprende

O modo de se conhecer alguma coisa, de verdade, é experimentá-la. E eu disse: "Se vocês quiserem conhecer uma árvore de verdade, têm que trepar nela, têm que Senti-la, sentar nos seus galhos, ouvir o vento soprando nas folhas. Aí poderão dizer que conhecem a árvore". E o menino tinha dito: "É, vou me lembrar disso, é Isso aí". E então, na hora do almoço, esse garoto viu uma árvore e trepou nela. O subdiretor passou por ele, viu-o lá, puxou-o para baixo e o suspendeu por duas semanas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.

VÁRIOS CURSO SOBRE EDUCAÇÃO