TODO MATERIAL POSTADO EM MEU BLOG É DE CONTEÚDO PESQUISADO NA INTERNET OU DE AMIGOS QUE ME ENVIAM, AO QUAL SOU SEMPRE AGRADECIDO.
POUCAS VEZES CRIEI ALGO PARA COLOCAR NO BLOG.
O MEU SENTIMENTO É O DE UM GARIMPEIRO, QUE BUSCA DIAMANTES, E QUANDO ENCONTRA NÃO CONSEGUE GUARDAR PARA SI.

11/12/2009

FORMIGAS E CIGARRAS

Integrar competência e prazer fará que o profissional aproveite cada minuto do seu trabalho. Esse é o grande desafio para quem pretende ser a alma do negócio.

Na célebre fábula contada pelo francês Jean de La Fontaine no século XVII, formigas e cigarras jogavam em times opostos. Odiavam-se por serem espelhos da fraqueza alheia. A formiga, com sua dificuldade de desfrutar a existência, vivia sobrecarregada de trabalho. A cigarra fazia o que gostava, mas não tinha senso de profissionalismo que lhe garantisse a sobrevivência. As duas viviam muitas frustrações.

É importante constatar que, quer nosso estilo de trabalhar seja parecido com o das formigas, quer com o das cigarras, podemos aprender a integrar o prazer ao profissionalismo. Chegou a hora de criar uma nova geração de profissionais: as formigas "cigarradas" ou as cigarras "formigadas". Formigas e cigarras apenas são muito chatas. Umas carregam folhas eternamente e as outras pedem mesada o tempo todo.

Em nossa sociedade, os executivos bem-sucedidos, as formigas, ficam morrendo de inveja das cigarras, que ganham pouco mas curtem a vida a mil. As cigarras, porém, também ficam morrendo de inveja dos executivos bem-sucedidos, que estão sempre subindo profissionalmente.

As duas têm muito a aprender uma com a outra em vez de morrer de inveja. Ninguém precisa ficar trocando farpas e ironias. Como sempre, a saída é aprender algo com quem nos incomoda... Você se identifica mais com a formiga bem-sucedida ou com a cigarra feliz? Se você se vê como uma formiga, já pensou em trabalhar cantando? Você se vê como uma cigarra? Então que tal profissionalizar-se em sua arte de cantar?

Integrar competência e prazer fará que o profissional aproveite cada minuto do seu trabalho. Esse é o grande desafio para quem pretende ser a alma do negócio.

As 10 regras do trabalho:
1. Acorde e pense no seu objetivo.
2. Relembre todos os dias seu principal objetivo e seus objetivos secundários.
3. Lembre-se de tudo que já conquistou para seguir no seu caminho planejado.
4. Pense nas ações que já realizou e que já renderam resultados para alcançar seu objetivo principal.
5. Respire fundo e oxigene sua mente para ter mais um dia a favor do que projetou para sua vida.
6. Durante o dia coloque em prática tudo aquilo que já definiu como estratégia.
7. Sempre que possível, compartilhe com amigos suas conquistas.
8. Peça ajuda sempre que precisar.
9. Quando for dormir, sinta a sensação de que o que já fez contribuiu para seus objetivos.
10. Respire e agradeça ao criador por tudo o que você realizou durante este dia e durma com a consciência tranqüila de que você está realizando sua missão neste planeta.


do livro "Os segredos dos campeões" de Roberto Shinyashiki

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.

VÁRIOS CURSO SOBRE EDUCAÇÃO