TODO MATERIAL POSTADO EM MEU BLOG É DE CONTEÚDO PESQUISADO NA INTERNET OU DE AMIGOS QUE ME ENVIAM, AO QUAL SOU SEMPRE AGRADECIDO.
POUCAS VEZES CRIEI ALGO PARA COLOCAR NO BLOG.
O MEU SENTIMENTO É O DE UM GARIMPEIRO, QUE BUSCA DIAMANTES, E QUANDO ENCONTRA NÃO CONSEGUE GUARDAR PARA SI.

11/05/2010

MARCELO QUEM?


MEU AMIGUINHO WALTER É A SAPIÊNCIA EM PESSOA QUANDO SE TRATA DE EDUCAÇÃO
FOI  ELE QUEM ME FEZ AMAR A EDUCAÇÃO. 
SEGUE O SEU PONTO DE VISTA SOBRE O ARTIGO DE MARCELO BORTOLOTI.


Queridos amigos,

Na verdade, Piaget não criou método nenhum. 
Mas a Teoria de Piaget é a mais profunda teoria a respeito da aprendizagem. 

A idéia central é que o conhecimento é construído pelo aluno. O fato do professor “dar aula” não significa que o aluno aprendeu.  
É necessário um processo de construção mental, o que exige uma postura diferente do “professor expositor”. 
É necessária uma escola ativa, dinâmica, onde o aluno é o construtor de seu conhecimento. Isso não significa que ele vá construir sozinho. Pelo contrário, exige-se orientação segura, trabalho de equipe, espírito de cooperação, vivência e bom senso.

O  movimento chamado Construtivismo surgiu baseado na teoria de Piaget, mas essas escolas todas realmente foram construtivistas?

Todos os grandes educadores, a começar de Pestalozzi e continuando com Froebel, Decroly, Freinet, Montessori, intuitivamente, seguiam o mesmo caminho de uma escola ativa, dinâmica, que levava o aluno à construção do conhecimento. Piaget elogiou essas escolas ativas, citando-as como modelo, mas nunca criou um método de ensino.

Pouquíssimas escolas seguiam este caminho, embora se denominassem construtivistas.
O modelo adotado em São Paulo, a “Progressão Continuada” apenas camuflou o fracasso do ensino e a chamada “repetência”. 
O aluno não repete, mas também não aprende.
O modelo, pelo menos o que é praticado, é totalmente contrário à Teoria de Piaget, onde o aluno só constrói novas estruturas mentais alicerçado nas estruturas anteriores, ou seja – para aprender equação do primeiro grau o aluno precisa saber as quatro operações... para a prender equação do segundo grau, precisa aprender a de primeiro grau e assim numa seqüência.  
O aluno, atualmente, salvo exceções, graças a Deus, muda de série automaticamente, e lá vem “matéria nova”... sem que ele tenha assimilado as anteriores.
É fracasso, na certa, mas nada tem a ver com construtivismo. 
Na verdade é exatamente contrário à teoria de Piaget.
- Quanto ao título "Porque a educação no Brasil não funciona"?" ... bem, melhor nem responder... 

Sugiro a leitura da “Escola da Ermida” ou escola Decroly... tem um texto no site www.pedagogiaespirita.org    - um modelo de escola dinâmica, onde os alunos não repetiam porque aprendiam realmente.
Existem tantas e tantas idéias pedagógicas ótimas, proposto por verdadeiros missionários, como Pestalozzi, Decroly, e tantos outros ilustres desconhecidos... que pena!!

Mas não  vamos nos impressionar. Quando Rousseau lançou seus livros “Contrato Social” e “Emílio”  o governo absolutista da França mandou queimar os livros e prender o seu autor. Mas isso só divulgou as obras.

Em tempo:  Vygotsky nunca foi seguidor de Piaget. Na verdade, nunca se encontraram. Vygotsky chegou a criticar Piaget em alguns aspectos e quando Piaget tomou conhecimento e gostou dos argumentos de Vygotsky, propondo uma discussão mais profunda, Vygotsky desencarnou.  Piaget lamentou não terem podido travar uma discussão (sadia) mais profunda.

Mas o assunto é amplo... vasto.... ficaríamos discutindo isso em milhares de e-mails.......

Fiquei com pena do Rubem Alves.... mas, quem é esse Marcelo...  ... Marcelo quem?

Abrassssssos a todos....    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.

VÁRIOS CURSO SOBRE EDUCAÇÃO