MEU AMIGUINHO WALTER É A SAPIÊNCIA EM PESSOA QUANDO SE TRATA DE EDUCAÇÃO
FOI ELE QUEM ME FEZ AMAR A EDUCAÇÃO.
SEGUE O SEU PONTO DE VISTA SOBRE O ARTIGO DE MARCELO BORTOLOTI.
Queridos amigos,
Na verdade, Piaget não criou método nenhum.
Mas a Teoria de Piaget é a mais profunda teoria a respeito da aprendizagem.
A idéia central é que o conhecimento é construído pelo aluno. O fato do professor “dar aula” não significa que o aluno aprendeu.
É necessário um processo de construção mental, o que exige uma postura diferente do “professor expositor”.
É necessária uma escola ativa, dinâmica, onde o aluno é o construtor de seu conhecimento. Isso não significa que ele vá construir sozinho. Pelo contrário, exige-se orientação segura, trabalho de equipe, espírito de cooperação, vivência e bom senso.
O movimento chamado Construtivismo surgiu baseado na teoria de Piaget, mas essas escolas todas realmente foram construtivistas?
Todos os grandes educadores, a começar de Pestalozzi e continuando com Froebel, Decroly, Freinet, Montessori, intuitivamente, seguiam o mesmo caminho de uma escola ativa, dinâmica, que levava o aluno à construção do conhecimento. Piaget elogiou essas escolas ativas, citando-as como modelo, mas nunca criou um método de ensino.
Pouquíssimas escolas seguiam este caminho, embora se denominassem construtivistas.
O modelo adotado em São Paulo, a “Progressão Continuada” apenas camuflou o fracasso do ensino e a chamada “repetência”.
O aluno não repete, mas também não aprende.
O modelo, pelo menos o que é praticado, é totalmente contrário à Teoria de Piaget, onde o aluno só constrói novas estruturas mentais alicerçado nas estruturas anteriores, ou seja – para aprender equação do primeiro grau o aluno precisa saber as quatro operações... para a prender equação do segundo grau, precisa aprender a de primeiro grau e assim numa seqüência.
O aluno, atualmente, salvo exceções, graças a Deus, muda de série automaticamente, e lá vem “matéria nova”... sem que ele tenha assimilado as anteriores.
É fracasso, na certa, mas nada tem a ver com construtivismo.
Na verdade é exatamente contrário à teoria de Piaget.
- Quanto ao título "Porque a educação no Brasil não funciona"?" ... bem, melhor nem responder...
Existem tantas e tantas idéias pedagógicas ótimas, proposto por verdadeiros missionários, como Pestalozzi, Decroly, e tantos outros ilustres desconhecidos... que pena!!
Mas não vamos nos impressionar. Quando Rousseau lançou seus livros “Contrato Social” e “Emílio” o governo absolutista da França mandou queimar os livros e prender o seu autor. Mas isso só divulgou as obras.
Em tempo: Vygotsky nunca foi seguidor de Piaget. Na verdade, nunca se encontraram. Vygotsky chegou a criticar Piaget em alguns aspectos e quando Piaget tomou conhecimento e gostou dos argumentos de Vygotsky, propondo uma discussão mais profunda, Vygotsky desencarnou. Piaget lamentou não terem podido travar uma discussão (sadia) mais profunda.
Mas o assunto é amplo... vasto.... ficaríamos discutindo isso em milhares de e-mails.......
Fiquei com pena do Rubem Alves.... mas, quem é esse Marcelo... ... Marcelo quem?
Abrassssssos a todos....
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.