TODO MATERIAL POSTADO EM MEU BLOG É DE CONTEÚDO PESQUISADO NA INTERNET OU DE AMIGOS QUE ME ENVIAM, AO QUAL SOU SEMPRE AGRADECIDO.
POUCAS VEZES CRIEI ALGO PARA COLOCAR NO BLOG.
O MEU SENTIMENTO É O DE UM GARIMPEIRO, QUE BUSCA DIAMANTES, E QUANDO ENCONTRA NÃO CONSEGUE GUARDAR PARA SI.

16/06/2011

COISAS QUE FAZEMOS NA EDUCAÇÃO SEM SABER POR QUE!

Estou iniciando um novo marcador em meu blog.


Vai chamar -se
"COISAS QUE FAZEMOS NA EDUCAÇÃO SEM SABER POR QUE".


Tenho percebido que muitas coisas que fazemos na educação, não tem nenhum pressuposto cientifico, ou qualquer sentido prático ou formador, e no entanto, são práticas usadas, e o que se percebe é que fazemos por que quem estava primeiro já fazia...
Mas também não sabia porque fazia.


É mais ou menos como a estória do condutor de trem que ia se aposentar...
O jovem aprendiz acompanha as instruções do condutor...
- Você precisa anotar os números de passageiros que entram e saem...
- Checa e anota os horário de sida e chegada...
- E pega este martelo...
Ai sai batendo em todas as rodas do trem...
E o jovem, em sua curiosidade natural pergunta:
- Porque tenho que bater nas rodas do trem?
O condutor, paralisado, ensimesmado e perguntando para si mesmo:
- Sabe que eu faço isso a 35 anos, todos os dias e nunca perguntei porque faço isso?


Qualquer semelhança a alguns  comportamentos na Educação não são meras coincidências.


Nos perguntamos porque fazemos ou ensinamos algo?
Ou estamos "batendo na roda" sem saber porque?
Esse será um dos muitos posts com o marcador "COISAS QUE FAZEMOS NA EDUCAÇÃO SEM SABER POR QUE"


Rubem Alves já fez perguntas parecidas... 


NÃO ESQUEÇA AS PERGUNTAS FUNDAMENTAIS



Se não temos respostas as perguntas, porque então fazemos?


A primeira das questões será:
FILA, alguém saberia dizer, baseado em pressuposto cientifico, porque é utilizada a fila nas escolas para crianças no fundamental I ou II?

Um comentário:

  1. Legal!! è o momento de analisarmos e mudarmos. Vou acompanhar os passos. Sobre a Fila é algo para pensarmos, será que é para mostrar a ordem e a disciplina ou mostrar que quem está à frente da fila tem o poder? Beijocas mil.

    ResponderExcluir

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.

VÁRIOS CURSO SOBRE EDUCAÇÃO