TODO MATERIAL POSTADO EM MEU BLOG É DE CONTEÚDO PESQUISADO NA INTERNET OU DE AMIGOS QUE ME ENVIAM, AO QUAL SOU SEMPRE AGRADECIDO.
POUCAS VEZES CRIEI ALGO PARA COLOCAR NO BLOG.
O MEU SENTIMENTO É O DE UM GARIMPEIRO, QUE BUSCA DIAMANTES, E QUANDO ENCONTRA NÃO CONSEGUE GUARDAR PARA SI.

31/07/2011

A FLOR DO DESERTO

Um lindo filme, carregado de delicadeza e sensibilidade. 
Conta a vida da top model Waris Dirie 
Na África, os nomes de pessoas têm um significado. 
WARIS, quer dizer “Flor do Deserto”.





A história mostra os aspectos culturais da africana, nos faz perceber como desconhecemos esse continente confundido como um único pais, mas na verdade são mais de 50 paises no continente africano.




Waris tinha apenas 3 anos quando passou pela circuncisão que mutilou seu corpo. 
Aos 13, depois de ser vendida pelo pai para casar-se com um homem de 60 anos, decidiu fugir para longe da família, uma tribo nômade da Somália. 
Chegou descalça à capital, Mogadíscio, depois de dias atravessando o deserto, e conseguiu embarcar para Londres com um tio diplomata. 
Durante anos serviu como doméstica na casa de familiares, mas viu-se sozinha novamente quando o tio retornou à Somália. 
E foi trabalhando para se sustentar que acabou descoberta por um fotografo e se tornou modelo – limpava o chão de uma lanchonete. 
Sua primeira sessão de fotos rendeu a capa do conceituado calendário Pirelli (1987). 
A partir daí, a carreira deslanchou. Em 1996, aos 28 anos (idade aproximada, já que a família nômade não fazia registro de nascimento)
Exemplo de mulher, luta para que não seja mais feito a circuncisão feminina, (eliminação dos lábios vaginais e o clitóris), uma verdadeira mutilação. 
Mesmo sendo cultural, é preciso a denuncia de tal atrocidade. 

2 comentários:

  1. Nossa, eu achei que só circuncidava depois que atingia-se a maturidade sexual... É um horror mesmo. Infelizmente, é muito difícil penetrar numa cultura não antiquada e levar novos valores.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo14/1/13

    Eu achei o filme otimo chorei muito a parte da circuncisao nao consegui ver pois tenho 2 meninas e nao consigo acreditar q uma mae possa fazer isso com uma filha me doeu muito mas e muito bom o filme

    ResponderExcluir

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.

VÁRIOS CURSO SOBRE EDUCAÇÃO