TODO MATERIAL POSTADO EM MEU BLOG É DE CONTEÚDO PESQUISADO NA INTERNET OU DE AMIGOS QUE ME ENVIAM, AO QUAL SOU SEMPRE AGRADECIDO.
POUCAS VEZES CRIEI ALGO PARA COLOCAR NO BLOG.
O MEU SENTIMENTO É O DE UM GARIMPEIRO, QUE BUSCA DIAMANTES, E QUANDO ENCONTRA NÃO CONSEGUE GUARDAR PARA SI.

26/09/2012

EDUCAÇÃO, UM TESOURO A DESCOBRIR.


Obra de Jacques Delors e José Carlos Eufrazio,  “Educação, um tesouro a descobrir”. 
A obra completa também está site Domínio Público.

O livro retrata as mudanças na educação diante de uma sociedade globalizada, as diferente nas formas de comunicação e o acesso às informações. 
Para Delors, a prática pedagógica deve alicerçar-se em quatro aprendizagens fundamentais, que representarão para cada indivíduo os pilares do conhecimento:aprender a conhecer, que significa o interesse o conhecimento, que o liberta da ignorância; aprender a fazer, a prática da execução, de correr riscos, de erros na busca do acerto; aprender a conviver, a convivência,  o respeito, o exercício de fraternidade, o entendimento; e, aprender a ser, que lhe dará o sentido da vida.



Prefácio: A Educação ou a utopia necessária
A educação é indispensável à formação das pessoas na construção dos ideais de paz, liberdade e justiça social. 
Não como remédio, mas como via ao desenvolvimento harmonioso e autêntico. Assim, considera-se a importância das políticas educativas na construção de um mundo melhor.
No contexto atual, convive-se com o desencanto em relação ao progresso do plano econômico e social. 
No entanto, é dever de todos avaliar os caminhos percorrido e organizar-se, aprender a viver junto nessa “aldeia global”.
 Coloca-se, então, os desafios à educação: formar as pessoas para o desenvolvimento sustentável do planeta, compreensão mútua entre os povos e a vivência concreta da democracia.
Algumas tensões se interpõem no caminhar dessa jornada: tensão entre o global e o local; universal e singular tradição e modernidade; soluções a curto e longo prazo; competições e igualdade de oportunidades; conhecimento e assimilação pelo homem; e, também, entre o material e o espiritual. 
Cabe a educação lidar com essas tensões de maneira a não excluí-las. 
Para isso, deve-se adotar a pluralidade como principio para a sobrevivência da humanidade, pensando e construindo um destino comum ao longo de toda a vida.
É preciso interligar as diferentes seqüências da educação. 
Ou seja, mesmo considerando-se a necessidade da educação ao longo de toda a vida, a reflexão sobre os diferentes níveis, do básico ao superior, tendo em vista reformas que garantam a equidade e a qualidade da educação em toda a aldeia global.

7. Os professores em busca de novas perspectivas
Reconhece-se que os professores possuem condições psicológicas e materiais diferentes de acordo com os diferentes países em que exercem sua profissão. 
No entanto, ao almejar uma educação que cumpra o objetivo de progresso da sociedade e compreensão mútua entre os povos, é necessário que se reconheça o professor como “mestre” e que, além disso, ofereça-lhe a autoridade necessária, condições e meios favoráveis ao seu trabalho.
O conceito de educação ao longo da vida, identificado com o conceito de sociedade educativa, apresentado no capítulo 5, leva à necessidade de se estabelecer parcerias entre escolas, famílias, meio econômico, mundo associativo, atores da vida cultural etc, como forma de multiplicação dos espaços possíveis de aprendizagem. 
As novas perspectivas conduzem o professor à busca de atualização de conhecimentos e competências. 
Esse aperfeiçoamento profissional deve ser proporcionado pelas licenças de formação ou licenças sabáticas, ampliado ao conjunto dos professores, salvaguardando as especificidades de cada sistema e as devidas adaptações. 
O trabalho coletivo como forma de atender as particularidades de cada grupo de alunos, adequando o ensino à vida, é indispensável também aos professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.

VÁRIOS CURSO SOBRE EDUCAÇÃO