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25/10/2013

PERFIL DE UM EDUCADOR

Se alguém souber quem é o autor por favor coloque no comentário.

1- ASPECTOS HUMANOS

1. Empenha-se com uma atitude crítica, na consecução dos objetivos gerais do ensino.
2. Manifesta abertura e otimismo pedagógico.
3. Enriquece-se sob o ponto de vista profissional e humano pelo trabalho pessoal e pelo contacto com os outros.
4. É disponível para o trabalho em grupo.
4.1 É cooperante, pondo em comum experiências e conhe¬cimentos.
4.2. É dinamizador.
4.3. Confia nos outros estimulando e reforçando positiva¬mente as suas intervenções.
4.4. Fundamenta os seus pontos de vista mas admite perspectivas diferentes das suas.
5. Revela estabilidade emocional.
5.1 . Atua em situações de conflito:
5.1.1. Enfrenta a situação conflituosa.
5.1.2. Facilita a definição do problema.
5.1.3. Ajuda a encontrar soluções para o problema.
5.2. Responde com tranquilidade e segurança a perguntas mais ou menos extemporâneas.
5.3. Manifesta disponibilidade afetiva em relação a alunos
e colegas.

6. Está consciente da importância da inter-relação escola-meio, tendo em vista a construção de uma sociedade mais justa.
6.1. Procura documentar-se sobre o meio econômico e cultural em que a Escola está inserida.
6.2. Procura contribuir para a promoção de reuniões com membros da comunidade para:
- intercâmbio de valores culturais
- resolução de problemas Escola-Meio
6.3. Estimula a capacidade de apreciação de valores rela¬cionados com os domínios sócio-afetivo e intelectual.
6.4. Contribui para o desenvolvimento da consciência ecológica.
7. Revela capacidade de análise crítica.
7.1. Faz Criticas fundamentadas e construtivas.
7.2. É receptivo à critica tirando partido dela.
8. Revela criatividade.
8.1. Não se limita a aceitar o proposto.
8.2. Modifica criativamente a sua atitude em situações imprevistas.
9. Oferece aos alunos oportunidade de refletirem sobre ele próprios e suas aspirações.

II- ASPECTOS RELATIVOS AO CONHECIMENTO

1. Amplia. aprofunda e atualiza conhecimentos científicos e psicopedagógicos.
2. Mobiliza conhecimentos.
2.1. Organiza os conhecimentos de forma a que a sua transmissão seja correta.
2.2. Utiliza adequadamente conhecimentos do seu ramo e/ou de outros- ramos.
2.4. Dá resposta correta ainda que posteriormente a problemas que lhe são postos.

III- PREPARAÇÃO DAS AULAS

1. Define objetivos adequados ao nível dos alunos.
2. Seleciona conteúdos do programa.
3. Distingue, num conteúdo, o essencial do acessório.
4. Define e seleciona, atendendo às diferenças do meio individuais estratégias variadas e adequadas aos objetivos. ao conteúdo. à idade dos alunos e aos princípios metodológicos gerais e da disciplina.
5. Articula conteúdos. Objetivos, estratégias e avaliação.
6. Prepara o material a utilizar nas aulas com cuidado e ante¬cedência.
7. Planifica trabalhos para casa numa perspectiva de criação, nos alunos. de hábitos de trabalho.

IV - CONCRETIZAÇÃO DAS AULAS

1. Organiza o espaço aula de modo a que existam boas con¬dições de trabalho.
2.) Interessa-se pelos seus alunos, confia neles e tenta com¬preendê-los.
3. Motiva os alunos.
3.1. Clarifica com os alunos os objetivos a atingir de modo a desenvolver o sentido da responsabilidade.
3.2. Cria situações problemáticas e significativas.
3.3. Emprega estratégias adequadas e variadas.
4. Cria ambiente de trabalho.
4.1. Assume habitualmente o papel de animador demo¬crático do grupo turma.
4.2. Revela tranqüilidade, firmeza e compreensão.
4.3. Aproveita os conflitos para reflexão sobre comportamentos e/ou estabelecimentos de normas.
4.4. É entusiasta e alegre.
4.5. Revela disponibilidade.
4.6. Evita a competição.
5. Utiliza pequenos grupos para atividades de aprendizagem.
5.1. Propõe tarefas adequadas.
5.2. Fomenta a inter-ajuda e a coesão dos grupos.
5.3. Articula as conclusões dos pequenos grupos.
6. Mantém um ritmo de aula equilibrado e adequado às características da turma.
6.1. Dá tempo aos alunos para pensarem
6.2. Procura manter todos os alunos ativos.
6.3. Evita tempos mortos.
6.4. Faz o ponto da situação oportunamente.
7. Explora situações problemáticas.
7.1. Formula corretamente os problemas.
7.2. Empenha os alunos no planejamento e/ou execução de estratégias tendo em vista a resolução de pro¬blemas.
7.3. Faz com que os alunos evidenciem as relações lógicas
entre as idéias.
8. Supera situações imprevistas.
8.1. Adapta a sua atitude a condições materiais impre¬vistas.
8.2. Reage criativamente a perguntas. sugestões e com¬portamentos imprevistos.
9. Fomenta a autonomia dos alunos.
9.1. Responsabiliza os alunos, encarregando-os da exe¬cução de pequenas tarefas individuais ou em grupo.
9.2. Ensaia a concretização do «trabalho independente».
10. Explora convenientemente o material utilizado.
11. Facilita e varia a comunicação na aula.
11.1. Fornece informações aos alunos num diálogo crite¬riosamente conduzido.
11.2. Suscita a comunicação dos alunos (entre os elementos do grupo e entre grupos).
11.3. Aceita e explora respostas diferentes e/ou erradas.
11.4. Aproveita, estimulando e valorizando, mensagens recebidas.
11.5. Solicita ou estimula a participação de todos os alunos especialmente dos mais passivos.
11.6. Utiliza uma linguagem adequada (não infantili¬zante, rigorosa, adaptada ao nível dos alunos).
11.7. Recorre ao silêncio, utiliza diferentes tons de voz e recursos não verbais (mímica).
11.8. Apresenta expressão corporal e gestual adequada. 11.9. Sintetiza a lição. destacando o essencial dos assuntos e registrando-o de forma conveniente e no momento oportuno.
11.10. Varia as técnicas de comunicação tendo em conta as diferenças individuais.

12. Pratica avaliação continuada.
12.1. Pratica avaliação formativa:
- Procura as causas do insucesso (detecta as dificuldades interpretando-as).
- Reformula estratégias. empenhando-se no progresso do aluno.
- Interessa os alunos na sua auto-avaliação.
12.2. Pratica avaliação somativa conseguindo que os alunos a liguem à sua auto-superação.
12.3. Incita a auto e hetero-critica dos alunos.

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