TODO MATERIAL POSTADO EM MEU BLOG É DE CONTEÚDO PESQUISADO NA INTERNET OU DE AMIGOS QUE ME ENVIAM, AO QUAL SOU SEMPRE AGRADECIDO.
POUCAS VEZES CRIEI ALGO PARA COLOCAR NO BLOG.
O MEU SENTIMENTO É O DE UM GARIMPEIRO, QUE BUSCA DIAMANTES, E QUANDO ENCONTRA NÃO CONSEGUE GUARDAR PARA SI.

18/08/2014

O JARRO


Esse filme, de uma produção evidentemente simples nos leva a pensar e repensar o estado da Educação do Brasil diante das situações do mundo.
É certo que em muitas cidades e estados do Brasil, as escolas, crianças e professores são praticamente abandonados, mas os Educadores persistem lutando pela possibilidade de ensinar.
Já outras cidades e estados oferecem de tudo para a escola e assim mesmo alguns professores e diretores acham que o que tem é pouco para a Educação.
O que se percebe nesse filme é a maledicência que corre entre os pais, algo de nosso cotidiano, que enquanto as escolas não trabalharem junto com as familias vai continuar a acontecer.



Numa escola do deserto, o jarro que serve para as crianças matarem a sede, trinca.
Isto mobiliza as pessoas da aldeia, cada uma com uma reação diferente.
O jarro foi filmado com atores não profissionais numa aldeia do escaldante deserto iraniano. Todos os intérpretes mal conheciam o cinema até então.
O filme venceu o Leopardo de Ouro no Festival de Locarno em 94 e o Prêmio do Júri da 18a, Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. O que cativa e comove no filme de Foruzesh é o despojamento do seu argumento simples e o da sua produção.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.

VÁRIOS CURSO SOBRE EDUCAÇÃO