TODO MATERIAL POSTADO EM MEU BLOG É DE CONTEÚDO PESQUISADO NA INTERNET OU DE AMIGOS QUE ME ENVIAM, AO QUAL SOU SEMPRE AGRADECIDO.
POUCAS VEZES CRIEI ALGO PARA COLOCAR NO BLOG.
O MEU SENTIMENTO É O DE UM GARIMPEIRO, QUE BUSCA DIAMANTES, E QUANDO ENCONTRA NÃO CONSEGUE GUARDAR PARA SI.

04/10/2014

FRANCISCO DE ASSIS


MEU ÊMULO, AQUELE QUE QUANDO PENSO, INSTIGA MINHA ALMA E QUESTIONA A MINHA VIDA...SEM SE QUER PERGUNTAR...




Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis (Assis, 5 de julho 1182 — 3 de outubro de 1226), foi um frade católico da Itália. Depois de uma juventude irrequieta , voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, que renovaram o Catolicismo de seu tempo. 
Com o hábito da pregação itinerante, quando os religiosos de seu tempo estavam mais ligados aos mosteiros rurais, e com sua crença de que o Evangelho devia ser seguido à risca, imitando-se a vida de Cristo, desenvolveu uma profunda identificação com os problemas de seus semelhantes e com a humanidade do próprio Cristo. 
Sua atitude foi original também quando afirmou a bondade e a maravilha da Criação, quando se dedicou aos mais pobres dos pobres, e quando amou todas as criaturas chamando-as de irmãos. Alguns estudiosos afirmam que sua visão positiva da natureza e do homem, que impregnou a imaginação de toda a sociedade de sua época, foi uma das forças primeiras que levaram à formação da filosofia da Renascença.
Dante Alighieri disse que ele foi uma "luz que brilhou sobre o mundo", e para muitos ele foi a maior figura do Cristianismo desde Jesus.































ALGUMAS DE SUAS REGRAS

Todos os frades, em qualquer lugar em que estiverem em casa de outros para servir ou trabalhar, não sejam mordomos nem chanceleres nem estejam à frente das casas em que servem; nem recebam algum emprego que cause escândalo ou produza detrimento para sua alma; mas sejam menores e submissos a todos que estão na mesma casa. 

E os frades, que sabem trabalhar, trabalhem e exerçam o mesmo ofício que sabem, se não for contra a salvação da alma e puder ser feito honradamente. Pois diz o profeta: Comerás os trabalhos dos teus frutos; és feliz e estarás bem; e o apóstolo: Quem não quer trabalhar, não coma; e cada um fique na arte e ofício em que foi chamado. 
E pelo trabalho possam receber tudo que for necessário, menos dinheiro. 

E quando for necessário, vão pela esmola como os outros pobres. 
E possam ter ferramentas e instrumentos convenientes para seus ofícios. 
Todos os frades esforcem-se por suar em boas obras, porque está escrito: Faz sempre alguma coisa boa, para que o diabo te encontre ocupado
E ainda: A ociosidade é inimiga da alma
Por isso os servos de Deus devem insistir sempre na oração ou em alguma obra boa.

 Guardem-se os frades, onde quer que estejam, em eremitérios ou outros lugares, de apropriar-se de lugar algum ou de impedi-lo a alguém. 
E quem quer que venha a eles, amigo ou adversário, ladrão ou assaltante, receba-se benignamente. 

E onde quer que estejam os frades e onde quer que se encontrem, devem voltar a ver-se e honrar-se espiritual e diligentemente mutuamente sem murmuração

E cuidem de não se mostrar tristes por fora e sombrios hipócritas; mas se mostrem alegres no Senhor e bem humorados e convenientemente amáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.

VÁRIOS CURSO SOBRE EDUCAÇÃO