TODO MATERIAL POSTADO EM MEU BLOG É DE CONTEÚDO PESQUISADO NA INTERNET OU DE AMIGOS QUE ME ENVIAM, AO QUAL SOU SEMPRE AGRADECIDO.
POUCAS VEZES CRIEI ALGO PARA COLOCAR NO BLOG.
O MEU SENTIMENTO É O DE UM GARIMPEIRO, QUE BUSCA DIAMANTES, E QUANDO ENCONTRA NÃO CONSEGUE GUARDAR PARA SI.

16/10/2014

MULTIMÍDIA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO

A multimidia abre um leque de informações concentradas na informática muito grande,dentre elas está a produção do Som (voz humanamúsicaefeitos especiais), a Fotografia (imagem estática), Vídeo (imagens em pleno movimento), Animação (desenho animado) Gráficos e Textos (incluindo númerostabelas, etc.)

A multimédia é hoje um dos mais eficazes recursos para garantir a percepção e o cúmulo de conhecimento. Isso porque os recursos multimédia estimulam mais sentidos que as simples médias.
 A partir do momento em que o usuário é estimulado em mais de um sentido, a capacidade de processamento e armazenamento das informações aumentam consideravelmente. Segundo Márcio Matias, o percentual de eficácia-interação das principais médias na percepção humana é de:
Visual = 55%  Vocal = 38% Textual = 7%
Quando combinadas, as médias tendem a aumentar ainda mais essa percentagem. 
Isto ocorre pelo fato dos recursos multimédia serem mais parecidos com as experiências do quotidiano das pessoas. Torna cada vez mais interativo, cada vez mais real.  ( Fonte Wikipédia)
Para a Educação, são ferramentas bem vindas, que auxiliam a aprendizagem. Alguns recursos utilizados e seus links:

Blog - A criação e edição de um blog são atrativas pelas facilidades que oferecem. Crie o seu, acessando  O  endereço : Blog; http://www.blogger.com/.

Comeeko: É um site com ferramentas para criar histórias em quadrinhos personalizadas Na construção é possível definir o layout da tirinha, enviar  imagens próprias, adicionar balões de diálogo e efeitos especiais. O software  é grátis http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/comeeko.html

GeoGebra: É um programa livre de geometria dinâmica. Permite realizar  construções utilizando pontos, vetores, segmentos, retas, seções cônicas e  funções e alterar estes objetos após construção, entre outras possibilidades.   O GeoGebra está disponível em múltiplas plataformas  http://www.geogebra.org/

HagáQuê: É o mesmo que HQ, significa História em Quadrinhos. É uma  ferramenta que permite a criação de história em quadrinhos, mesmo por  crianças inexperientes no uso do computador. É um ótimo recurso para  desenvolver a criatividade e imaginação das crianças, nos conteúdos das  diferentes disciplinas  http://almadeeducador.blogspot.com.br/2010/04/hagaque.html

Portal Domínio Público: O Portal Domínio Público é uma biblioteca digital  desenvolvida em software livre que oferece a todos os usuários da rede  mundial, de forma livre e gratuita, o acesso às obras literárias, artísticas e científicas na forma de textos, sons, imagens e vídeos. Conheça o Portal  acessando o endereço:  http://www.dominiopublico.gov.br.

Régua e compasso: Este recurso destinado, especialmente, a matemática, permite fazer construções com régua e compasso de modo dinâmico e  interativo. Realizada a construção, pontos, retas e círculos podem ser  deslocados na tela, mantendo, no entanto, as relações de pertinência,  paralelismo, etc. previamente estabelecidas. Conheça de forma mais  detalhada este recurso e as vantagens de sua utilização, acessando o  endereço: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2180


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.

VÁRIOS CURSO SOBRE EDUCAÇÃO