TODO MATERIAL POSTADO EM MEU BLOG É DE CONTEÚDO PESQUISADO NA INTERNET OU DE AMIGOS QUE ME ENVIAM, AO QUAL SOU SEMPRE AGRADECIDO.
POUCAS VEZES CRIEI ALGO PARA COLOCAR NO BLOG.
O MEU SENTIMENTO É O DE UM GARIMPEIRO, QUE BUSCA DIAMANTES, E QUANDO ENCONTRA NÃO CONSEGUE GUARDAR PARA SI.

14/03/2021

DIA DO PI

Para especialistas e entusiastas da matemática, este sábado, dia 14 de março especificamente, tem um significado bastante especial: é comemorado o Dia do Pi.
A data faz mais sentido quando vista no formato americano, quando o mês vem à frente do dia: 3/14/15. Adicionando o horário das 9h26min53s, a brincadeira fica ainda mais interessante e precisa, como uma peça encaixando perfeitamente em um quebra-cabeça.
Torta feita pela Universidade Técnica de Delft no 'Dia do Pi' (Foto: Wikimedia Commons)
Caso não seja um matemático ou não esteja com as memórias da época do colégio em dia, há uma explicação para tudo isso, o Pi é “a razão da circunferência de um círculo por seu diâmetro”. 
Em outras palavras, o diâmetro de um círculo é a distância da circunferência de ponta a ponta, medido por uma linha reta passando pelo centro.
Essa conta resulta em um número contante, iniciado por 3,14. Esse valor é o mesmo para todos os círculos, não importando o tamanho. E os dez primeiros dígitos de Pi correspondem exatamente a 3,141592653.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.

VÁRIOS CURSO SOBRE EDUCAÇÃO