TODO MATERIAL POSTADO EM MEU BLOG É DE CONTEÚDO PESQUISADO NA INTERNET OU DE AMIGOS QUE ME ENVIAM, AO QUAL SOU SEMPRE AGRADECIDO.
POUCAS VEZES CRIEI ALGO PARA COLOCAR NO BLOG.
O MEU SENTIMENTO É O DE UM GARIMPEIRO, QUE BUSCA DIAMANTES, E QUANDO ENCONTRA NÃO CONSEGUE GUARDAR PARA SI.
13/10/2008
LIÇÃO DE CASA
Ao iniciar o ano letivo, a animação é geral, a turma nova, as novidades para contar, pais, professores e alunos descansados.
Porém esse entusiasmo dura pouco, quando a lição de casa começa a ser motivo de conflitos entre pais e professores.
A lição de casa surgiu nos Estados Unidos, nos anos 30, como parte integrante de um método de ensino para estudantes da zona rural.
A lição de casa possui uma função pedagógica importante.
Além de ensinar a criança a construir uma relação de responsabilidade e autonomia, favorece o hábito do estudo.
Entretanto para que a lição de casa atinja esse objetivo, cabe ao professor orientar a criança em cada lição e esclarecer os objetivos dessa.
Os conflitos quanto à lição de casa começam a aparecer quando os pais acham que os filhos trazem lições demais para casa.
A cena é comum, pais de um lado se queixando de não dispor de tempo para ajudar o filho e do outro lado a criança que às vezes não se lembra de fazer a lição ou não consegue desempenhá-la sem a supervisão de um adulto.
Mas como a lição de casa favorece muitos alunos, uma das formas de evitar esse clima de tensão que a atividade ocasiona, é o estabelecimento de um bom relacionamento entre os pais e a escola. É importante que a escola compreenda que a lição de casa é uma responsabilidade dela, e não do aluno e de sua família.
Algumas maneiras podem favorecer a realização da lição de casa, como por exemplo, criar uma rotina de estudo, disponibilizar um espaço da casa para esse fim e incentivo.
Os pais podem encorajá-las nessa responsabilidade, ao demonstrar interesse e ao dar autonomia quando oferecem sua ajuda ao invés de fazer a lição pela criança.
Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Caro amigo Angelo,gostei muito de sua colocação com relação a lição de casa. é necessário que nós educadores trabalhe com os nossos educandos a importância da lição de casa, pois ela é um processo de continuação do ensino-aprendizagem. É claro que como educadores devemos adequar as atividades as condições cognitivas dos nossos alunos, como por exemplo, saber como o aluno terá apoio em casa para a execução das atividades.
ResponderExcluirmuy legal , yo amas liçon del casa
ResponderExcluir