Sandra Borba Pereira
3. OS RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS POR JESUS:
Mais uma vez podemos identificar a atualidade da pedagogia de Jesus ao identificarmos toda Sua sabedoria no uso dos recursos didáticos que estavam disseminados no seu ambiente de atuação.
Ele próprio, sem dúvida alguma, era o melhor recurso de ensino, o que demonstram os evangelistas ao afirmarem que o Senhor estava sempre a braços com as multidões que O buscavam sequiosas de Sua palavra e Sua ação curadora e libertadora.
O que mais nos chama a atenção nesse item é o fato de o Mestre ser um verdadeiro “repórter” de sua época, nos informando dos costumes , modos de vida tão bem usados como recursos para seus ensinos.
Exemplos disso encontramos nas suas falas em que se reporta, dentre outras coisas, aos odres e vinhos, o hábito considerado sagrado de lavar as mãos antes das refeições, o caso do sábado, a comemoração da páscoa judaica, o lava –pés, as atividades econômicas (a pesca, o cultivo da vinha, o investimento dos talentos, etc), as questões das tradições , as exigências da lei antiga, dentre outras.
São também as reálias, objetos concretos, largamente utilizados pelo Senhor; a moeda de César, o pão, os peixes, a figueira, a espada, o sal, a candeia, a ovelha, o Templo, a dracma para citar alguns.
Outro valioso recurso de que Jesus lançou mão é o próprio aprendiz ou personagens da multidão como revelam os ensinos pronunciados em torno das crianças, do moço rico, dos irmãos João e Tiago cuja mãe solicitava privilégios, a mulher samaritana, o centurião que tinha fé, o cego Bartimeu, a mulher hemorroíssa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.