TODO MATERIAL POSTADO EM MEU BLOG É DE CONTEÚDO PESQUISADO NA INTERNET OU DE AMIGOS QUE ME ENVIAM, AO QUAL SOU SEMPRE AGRADECIDO.
POUCAS VEZES CRIEI ALGO PARA COLOCAR NO BLOG.
O MEU SENTIMENTO É O DE UM GARIMPEIRO, QUE BUSCA DIAMANTES, E QUANDO ENCONTRA NÃO CONSEGUE GUARDAR PARA SI.

10/02/2009

A PEDAGOGIA DE JESUS - PARTE 3

Sandra Borba Pereira

3. OS RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS POR JESUS:

Mais uma vez podemos identificar a atualidade da pedagogia de Jesus ao identificarmos toda Sua sabedoria no uso dos recursos didáticos que estavam disseminados no seu ambiente de atuação.
Ele próprio, sem dúvida alguma, era o melhor recurso de ensino, o que demonstram os evangelistas ao afirmarem que o Senhor estava sempre a braços com as multidões que O buscavam sequiosas de Sua palavra e Sua ação curadora e libertadora.

O que mais nos chama a atenção nesse item é o fato de o Mestre ser um verdadeiro “repórter” de sua época, nos informando dos costumes , modos de vida tão bem usados como recursos para seus ensinos.
Exemplos disso encontramos nas suas falas em que se reporta, dentre outras coisas, aos odres e vinhos, o hábito considerado sagrado de lavar as mãos antes das refeições, o caso do sábado, a comemoração da páscoa judaica, o lava –pés, as atividades econômicas (a pesca, o cultivo da vinha, o investimento dos talentos, etc), as questões das tradições , as exigências da lei antiga, dentre outras.

São também as reálias, objetos concretos, largamente utilizados pelo Senhor; a moeda de César, o pão, os peixes, a figueira, a espada, o sal, a candeia, a ovelha, o Templo, a dracma para citar alguns.

Outro valioso recurso de que Jesus lançou mão é o próprio aprendiz ou personagens da multidão como revelam os ensinos pronunciados em torno das crianças, do moço rico, dos irmãos João e Tiago cuja mãe solicitava privilégios, a mulher samaritana, o centurião que tinha fé, o cego Bartimeu, a mulher hemorroíssa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.

VÁRIOS CURSO SOBRE EDUCAÇÃO