TODO MATERIAL POSTADO EM MEU BLOG É DE CONTEÚDO PESQUISADO NA INTERNET OU DE AMIGOS QUE ME ENVIAM, AO QUAL SOU SEMPRE AGRADECIDO.
POUCAS VEZES CRIEI ALGO PARA COLOCAR NO BLOG.
O MEU SENTIMENTO É O DE UM GARIMPEIRO, QUE BUSCA DIAMANTES, E QUANDO ENCONTRA NÃO CONSEGUE GUARDAR PARA SI.

30/08/2009

O FIASCO DO ENEM

Estou participando de um simulado do Enem.
Não fazia idéia de quão pouco tempo são três minutos para ler, racionalizar e responder uma questão.
Faça você um teste. Coloque-se no lugar do aluno.
Muitas das questões eu passei quase 5 minutos apenas para ler o enunciado.
É claro que já estou velhinho, mas duvido muito que quem elaborou as questões e teve a grande idéia que três minutos são suficientes para responder uma questão, tenha uma mente jovem.
O que percebi nesse primeiro dia de simulado, é que, uma quantidade de estudantes ou são “gênios” ou ótimos “jogadores de loteria”, porque em menos de três horas já estavam entregando o resultado.
Já eu, a partir da questão 70 não agüentava mais ler, quanto mais racionalizar sobre o enunciado.
Tentei me manter firme, eu tinha um propósito, mas o meu cansaço dizia, “chuta tudo para o auto e vamos descansar...”
Fui me arrastando.
Meu desempenho teria sido muito melhor se fizesse 50 questões apenas.
Eu responderia com muito mais discernimento e com ciência do que estaria fazendo.
E olha que no domingo tem mais 90 questões e uma redação com apenas uma hora a mais e muito cansaço.
Quanto tempo será que essa “turma” de mentes brilhantes do MEC levou para formular as questões? Três minutos?
Gostaria que eles respondessem.
O interessante é que não existe nenhuma voz na educação que questione isso.
Acho que se o MEC diz, está dito e quem somos nós para questionar.
Vou perguntar para eles, talvez em minha total ignorância não esteja vendo a "mensagem salvadora" que traz e se alardeia sobre o novo sistema do Enem.
Não questiono o método e a idéia em sí, questiono o tempo.
Eu até acreditava que tudo viria para revolucionar esse maldito funil que são os vestibulares, até sentir na pele o que sente um estudante.
Posso estar enganado, mas que fiasco vai ser isso.
Para mim já está sendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.

VÁRIOS CURSO SOBRE EDUCAÇÃO