Perrenoud :
"Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc) para solucionar uma série de situações. ... Localizar-se numa cidade desconhecida, por exemplo, mobiliza as capacidades de ler um mapa, pedir informações; mais os saberes de referência geográficas e de escola."
Aurélio:
''Competência: Substantivo feminino. (...) 2. Qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certo assunto, fazer determinada coisa; capacidade, habilidade, aptidão, idoneidade."
McClelland :
A competência é uma característica subjacente a uma pessoa que pode ser relacionada com desempenho superior na realização de uma tarefa ou em determinada situação”.
Sérgio Magalhães:
Competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e experiências que credenciam um profissional a exercer uma determinada função,
No âmbito das organizações e do mundo do trabalho, alguns autores também definiram o termo. A seguir estão listados alguns dos conceitos dados.
Rocha, citando Chiavenato, define competências como as características das pessoas que dão a sustentação de vantagens competitivas, relacionadas ao trabalho gerencial e profissional, elas ajudam na organização e no objetivo estratégico do negócio.
- Prahalad e Hamel (1990) contribuíram significativamente para a construção do conceito de Competência no âmbito das organizações. Para eles Competência é definida como:
... o conjunto de conhecimentos, habilidades, tecnologias, sistemas físicos, gerenciais e valores que geram diferencial competitivo para a organização.
Competência pode ser analisada e conceituada sob diversos ângulos mas em todas as definições apresentadas considera-se, além da habilidade e do conhecimento, o modo como o resultado é obtido e a atitude de quem realiza.
Isto implica que a Competência é pensada não apenas como a capacidade de realizar algo mas realizar algo de forma competente e coerente utilizando-se de uma postura adequada. Mais dois conceitos que nos parece essenciais e que integram as visões anteriores:
... competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes interdependentes e necessárias à consecução de determinado propósito" (DURAND, 1998).
"... competência é um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo” (FLEURY, 2000).
No artigo Gestão Baseada em Competências de (Barbalho, 2002), Pedro Demo amplia a visão sobre competência incluindo o aspecto social, definindo-a como:
"... a capacidade de fazer e fazer-se diariamente, ou seja, para o autor ter competência não é apenas executar bem uma tarefa, é, acima de tudo, refazer-se para antecipar as demandas, reconstruindo, questionando, inovando de modo a enfrentar os desafios da qualidade formal (inovação pelo conhecimento) e política (intervenção ética e cidadania).
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