O termo competência está na ordem do dia do debate educacional no Brasil, mas o conceito não é novo.
Sempre que dizemos o que um aluno deve aprender e o que ele deve fazer com o que aprendeu, estamos nos referindo a uma competência.
Há muito tempo, professores perseguem a constituição de competências nos alunos porque é um objetivo do ensino propiciar mudanças que caracterizem desenvolvimento, seja ele cognitivo, afetivo ou social. Para mais bem compreender o que é competência, podemos destacar algumas de suas características.
1. Competência é a capacidade de mobilizar conhecimentos, valores e decisões para agir de modo pertinente numa determinada situação. Portanto, para constatá-la, há que considerar também os conhecimentos e valores que estão na pessoa e nem sempre podem ser observados.
Céllus
"Se quisermos alunos competentes, teremos de ir além do ensino para memorização de conceitos abstratos"
2. Competências e habilidades pertencem à mesma família.
A diferença entre elas é determinada pelo contexto.
Uma habilidade, num determinado contexto, pode ser uma competência, por envolver outras subabilidades mais específicas.
Guiomar Namo de Mello |
Por exemplo: a competência de resolução de problemas envolve diferentes habilidades — entre elas a de buscar e processar informação. Mas a habilidade de processar informações, em si, envolve habilidades mais específicas, como leitura de gráficos, cálculos etc. Logo, dependendo do contexto em que está sendo considerada, a competência pode ser uma habilidade. Ou vice-versa.
3. Para ser competentes, precisamos dominar conhecimentos.
Mas também devemos saber mobilizá-los e aplicá-los de modo pertinente à situação.
Tal decisão significa vontade, escolha e, portanto, valores. E essa é a dimensão ética da competência.
Que também se aprende, que também é aprendida.
4. A capacidade de tomar decisões e a experiência estão estreitamente relacionadas na operação de uma competência. Tomar uma decisão, muitas vezes, implica certo grau de improvisação, mas uma improvisação orientada pela experiência.
Não é por outro motivo que um piloto treina centenas de horas de vôo antes de ser considerado apto a comandar um Boeing.
É essa experiência que dá ao piloto condições de tomar uma decisão pertinente.
Em resumo: a competência só pode ser constituída na prática.
Não é só o saber, mas o saber fazer.
Aprende-se fazendo, numa situação que requeira esse fazer determinado. Esse princípio é crucial para a educação.
Se quisermos desenvolver competências em nossos alunos, teremos de ir além do ensino para memorização de conceitos abstratos e fora de contexto.
É preciso que eles aprendam para que serve o conhecimento, quando e como aplicá-lo.
Isso é competência
Fonte: novaescola.abril.com.br
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