Antes de se decidir pela pequena escola no coração da Auvergne onde rodou seu documentário, o diretor Nicolas Philibert pesquisou mais de 300 estabelecimentos em toda a França.
Adepto de um modelo de ensino hoje praticamente em desuso, o liceu do filme reúne todas as crianças do vilarejo em torno de um único professor, que as acompanha desde o jardim de infância até o último ano do primário.
De maneira discreta, o diretor resume sua tarefa a acompanhar um grupo de alunos em sua transição do universo familiar para um ambiente onde o que é levado em conta é sua individualidade sem pressupostos.
Enfim, a construção de uma personalidade.
A vida surge nos depoimentos das crianças, suas hesitações, suas traquinices e também seus fracassos, alcançando enfim um dos momentos mágicos do gênero documental: deixar transparecer a ficção que se encontra incrustada nas camadas do real.
- O brilho do documentário está nas expressões das crianças, filmadas com intimismo e autenticidade perante suas inquietações.
O pequeno notável Jojo, de 4 anos, encanta pela inocência e curiosidade.
Distraído com os deveres de classe, o garotinho desobedece algumas regras impostas por Lopez e ainda participa de uma cena cativante com Marie, quando ambos tentam tirar fotocópias e acabam quebrando a máquina da escola.
São momentos únicos, que retratam a infância no presente.
Documentário Ser e Ter – Nicolas Philibert
Título Original: Être et Avoir
Direção: Nicolas Philibert
Ano: 2002
Duração: 104 min
Origem: França
Tamanho 1.4gb
Direção: Nicolas Philibert
Ano: 2002
Duração: 104 min
Origem: França
Tamanho 1.4gb
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.