Fica então a pergunta, qual a sua metodologia?
ENSINO REPRODUTIVO
|
ENSINO PRODUTIVO
|
Conteúdo de Ensino é meta.
|
Conteúdo de ensino é meio (instrumento para construção do conhecimento).
|
Informação de fatos
|
Formação de conceitos
|
Ignora a experiência do aluno.
|
Explora a experiência do aluno.
|
Propõe atividades teóricas (apenas mental, intelectual).
|
Propõe atividades prático/teóricas (observação, coletas de dados, culminando com atividades teóricas como comparações, análises etc.).
|
Prioriza atividades individuais.
|
Propõe atividades coletivas e individuais.
|
Usa a imagem como ilustração.
|
Usa a imagem como recurso para observação, reflexão.
|
Toma a representação pela realidade.
|
Trabalha o conceito de representação.
|
Trabalha a transmissão fragmentada do conhecimento produzido.
|
Trabalha com a construção do conhecimento articulando o conhecimento já produzido com a experiência.
|
Predomina o monólogo.
|
Há diálogo, discussão, debate.
|
Centrado no professor.
|
Centrado na relação professor-aluno.
|
Avaliação individual feita pelo professor.
|
Avaliação coletiva com os alunos de experiência de ensino e/ou auto-avaliação, além da avaliação individual feita pelo professor.
|
Bibliografia sugerida apenas pelo
professor.
|
Bibliografia, composta com sugestões de professor e alunos.
|
Execução direta do trabalho
|
Apresentação inicial da proposta de trabalho.
|
PENTEADO, Heloísa Dupas. Metodologia do ensino de historia e geografia. São Paulo: Cortez, 1994. – (Coleção magistério. 2° Grau. Serie formação de professor).
Acho que educador deve compartilhar suas experiencias vividas com o aluno trazendo ele para a realidade e mostrar que enquanto aluno ele pode tambem expor seus pensamentos e opinioes.
ResponderExcluir