DIA DO FILÓSOFO
Minhas reverências ao
meu filósofo preferido, Rubem Alves.
Para entendermos um pouco sobre o trabalho dos filósofos devemos saber sobre o que é a filosofia.
A filosofia surgiu na Grécia Antiga como uma atividade especial do homem sábio, o amigo do saber (filo + sophia = amor à sabedoria).
Desde então inúmeras foram as tentativas de definir exatamente o que procura e o que faz um filósofo.
Todos reconhecem a sua importância e a imensa utilidade, são, porém, imprecisos e divergem em relação a determinar qual a sua verdadeira ciência.
Aristóteles, discípulo de Platão e fundador do Liceu, uma escola voltada para o saber e a ciência que ele instalou em Atenas no século IV a.C., fez uma das mais claras exposições sobre as qualidades da filosofia.
O filósofo
A principal característica que Aristóteles vê num filósofo é que ele não é um especialista. O sophós, o sábio, é um conhecedor de todas as coisas sem possuir uma ciência específica.
O seu olhar derrama-se pelo mundo, sua curiosidade insaciável o faz investigar tanto os mistérios do cosmo e da physis, a natureza, como as que dizem respeito ao homem e à sociedade.
No fundo, o filósofo é um desvelador, alguém que afasta o véu daquilo que está a encobrir os nossos olhos e procura mostrar os objetos na sua forma e posição original, agindo como alguém que encontra uma estátua jogada no fundo do mar coberta de musgo e algas, e gradativamente, afastando-as uma a uma, vem a revelar-nos a sua bela forma e esplendor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.