TODO MATERIAL POSTADO EM MEU BLOG É DE CONTEÚDO PESQUISADO NA INTERNET OU DE AMIGOS QUE ME ENVIAM, AO QUAL SOU SEMPRE AGRADECIDO.
POUCAS VEZES CRIEI ALGO PARA COLOCAR NO BLOG.
O MEU SENTIMENTO É O DE UM GARIMPEIRO, QUE BUSCA DIAMANTES, E QUANDO ENCONTRA NÃO CONSEGUE GUARDAR PARA SI.

31/03/2015

JANUSZ KORCZAK, MÁRTIR NA EDUCAÇÃO

Seu verdadeiro nome era Henrik Goldszmit (1878 - 1942), judeu polonês, adotou o pseudônimo com que ganhara um concurso literário na juventude. 
Estudou medicina em Paris e Berlim. Pediatra, é porém, por suas obras pedagógicas que ficou conhecido. Inspirou-se nas idéias de Pestalozzi, de educação não repressiva, vendo a criança como companheira de trabalho, levando em conta a individualidade, a influência do meio.
Korczak sintetizava seu método na seguinte frase:" eu não posso criar outra alma, mas posso acordar a alma que está dormindo".
Deve-se ressaltar a importância que teve na vida deste educador, a influência exercida por sua grande amiga Stefa Wilczinska, uma mulher notável.Juntos criaram um orfanato em Varsóvia, que funcionava como uma república infantil, onde as crianças tomavam decisões em assembléias.

Havia um parlamento, onde o voto de uma criança valia tanto quanto o de Korczak e um tribunal, destinado a defender os mais fracos. 
Esse tribunal, porém, antes de punir, incentivava o perdão e a reparação do dano cometido.

Após a invasão da Polônia pelos nazistas, o orfanato foi fechado e os judeus confinados no gueto de Varsóvia. 
A partir de 1940, Korczak passou a viver com as suas crianças nas péssimas condições reinantes no gueto.
O movimento polonês de resistência ofereceu documentos falsos para que Korczac, Stefa e outros colaboradores fugissem.
Korczac preferiu acompanhar suas crianças.
No embarque para Treblinka, Korczak, juntamente com a leal Stefa, estava à frente de 200 crianças, compartilhando de seu martírio.
Todos morreram em Treblinka, no ano de 1942, em mais uma vitória da barbárie sobre a civilização.


A capacidade de Korczak de se colocar na posição da criança é uma das características que tornam seu trabalho tão significativo.
O livro Quando Eu Voltar a Ser Criança conta a história de um professor que volta a ter 7 anos, morar com os pais e a irmãzinha e ir à escola.
O texto mostra como muitas vezes os adultos são tiranos e questiona essa superioridade. "Grande mérito ter nascido antes (...). Que nos deem então um exemplo de boa Educação.






O polonês pregava o respeito a todos, independentemente da idade. "As crianças não vão tornar-se pessoas no futuro porque já são pessoas". Por isso, dizia, elas devem ser compreendidas no momento em que estão. "Korczak era capaz de entender os pequenos sofrimentos da criança, que, muitas vezes, parecem bobagens para os adultos. Ele não se preocupava em fazê-la compreender que algo era insignificante se, para ela, o assunto tinha relevância".

3 comentários:

  1. Anônimo29/6/10

    Coração!
    Muito oportuna essa postagem. Nunca ouvi falar sobre Janusz Korczak. Ele verdadeiramente é um professor/educador/mediador/estimulador de pessoas, de vidas!
    Acredito que nossa missão na educação é despertar o que está em estado latente. Despertar o que está na alma e no coração e assim, a razão jamais esquecerá.
    Amo a sua alma.
    Ternamente sua Belí

    ResponderExcluir
  2. Anônimo18/4/12

    Me espantei realmente ao ler o "Quando Voltar a Ser Criança", livro de Janusz Korczak, e descobri que um Ideal como este me obriguei, em passar ao meu Filho Alexandre, de 13 anos, todo o "pano de fundo", desde os fatos históricos até a vida deste personagem, Mártir e Homem, e o que recebi de meu filho a seguinte frase, na definição irresponsável e honesta de um pré adolescente do século vinte e um...
    " O mundo tem uma dívida com esse cara"...
    Calei-me.

    ResponderExcluir
  3. Se hoje sou um educador, é porque um dia fui apresentado para este grande homem. Quantos estão dispostos a morrer pelo que se acredita e por quem se defende.
    Presto Spoletta
    http://zonapresto.blogspot.com

    ResponderExcluir

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.

VÁRIOS CURSO SOBRE EDUCAÇÃO