"O
verdadeiro papel da escola primária é o de adaptar os futuros cidadãos,
material e moralmente, às necessidades sociais presentes e, tanto quanto seja
possível, às necessidades vindouras, desde que possam ser previstas com
segurança.
Essa
integração da criança na sociedade resume toda a função da escola gratuita e
obrigatória, e explica, por si só, a necessidade da educação como função
pública.
Por
isso mesmo, o tirocínio escolar não pode ser mais a simples aquisição de
fórmulas verbais e pequenas habilidades para serem demonstradas por ocasião dos
exames.
A
escola deve preparar para a vida real, pela própria vida.
A
mera repetição convencional de palavras tende a desaparecer, como se viu na
nova concepção da ‘escola do trabalho’.
Tudo
quanto for aceito no programa escolar precisa ser realmente prático, capaz de
influir sobre a existência social no sentido do aperfeiçoamento do homem.
Ler,
escrever e contar são simples meios; as bases da formação do caráter, a sua
finalidade permanente e inflexível.
Do
ponto de vista formal, isso significa a criação, no indivíduo, de hábitos e
conhecimentos que influam diretamente no controle de tendências prejudiciais,
que não podem ou não devem ser sufocadas de todo pelo automatismo psíquico
possível na infância.
E
como conseqüência, nos grandes meios urbanos, à escola cabe, hoje,
iniludivelmente, facilitar a orientação e seleção profissional, pelo estudo das
aptidões individuais da criança, conhecimento e esclarecimento do desejo dos
pais, tradição e possibilidades da família.
Esse
aspecto é inteiramente desconhecido em nossas escolas."
Lourenço
Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.