Por Walter Alves
Por volta do séc. V a.C. surge na Grécia a palavra paidéia que, de início, significa criação ou formação das crianças (paidós, "criança").
No séc. IV a.C. o termo paidéia se amplia para adquirir a forma do ideal educativo da Grécia clássica.
Platão define paidéia como "... a essência de toda a verdadeira educação ou Paidéia é a que dá ao homem o desejo e a ânsia de se tornar um cidadão perfeito e o ensina a mandar e a obedecer, tendo a justiça como fundamento".
Mas o termo paidéia se prolonga muito além dos anos escolares, vindo a significar "cultura entendida no sentido perfectivo que a palavra tem hoje entre nós; o estado de um espírito plenamente desenvolvido, tendo desabrochado todas as suas virtualidades, o do homem tornado verdadeiramente homem" (Marrou, 1966)
Surge também a palavra paidagogos que significa literalmente aquele que conduz a criança (agogós, "que conduz"), no caso o escravo que acompanha a criança à escola.
Com o tempo o termo pedagogia se amplia para designar toda a teoria sobre a educação.
Foram os gregos, pois, ao discutir os fins da paidéia, que esboçaram as primeiras linhas da ação pedagógica, cuja influência se estende através dos séculos da cultura ocidental.
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