TODO MATERIAL POSTADO EM MEU BLOG É DE CONTEÚDO PESQUISADO NA INTERNET OU DE AMIGOS QUE ME ENVIAM, AO QUAL SOU SEMPRE AGRADECIDO.
POUCAS VEZES CRIEI ALGO PARA COLOCAR NO BLOG.
O MEU SENTIMENTO É O DE UM GARIMPEIRO, QUE BUSCA DIAMANTES, E QUANDO ENCONTRA NÃO CONSEGUE GUARDAR PARA SI.

10/11/2011

COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR NO SÉCULO XXI

Não é possível formar professores sem fazer escolhas ideológicas.
Conforme o modelo de sociedade e de ser humano que defendemos, não atribuiremos as mesmas finalidades à escola e, portanto não definiremos da mesma maneira o papel dos professores. 


Eventualmente, podemos formar químicos, contadores ou técnicos em informática abstraindo as finalidades das empresas que os contratarão. 
Podemos dizer, um pouco cinicamente, que um bom químico vai continuar sendo um bom químico tanto no caso de fabricar medicamentos ou drogas. 


Que um bom contador vai saber lavar dinheiro ou aumentar o capital de uma organização comunitária. 
Que um bom técnico em informática poderá servir tão eficazmente à máfia quanto à justiça. 


As finalidades do sistema educacional e as competências dos professores não podem ser dissociadas tão facilmente. 
Não privilegiamos a mesma figura do professor se desejamos uma escola que desenvolva 


a AUTONOMIA ou o conformismo, 
a ABERTURA DO MUNDO ou o nacionalismo, 
a TOLERÂNCIA ou o desprezo por outras culturas, 
o GOSTO PELO RISCO INTELECTUAL ou a busca de certezas, 
o ESPÍRITO DE PESQUISA ou o dogmatismo, 
o SENSO DE COOPERAÇÃO ou a competição, 
a SOLIDARIEDADE ou o individualismo. PERRENOUD. As competências para ensinar no século XXI

Um comentário:

  1. Estou compartilhando no meu blog colocando os devidos créditos. Obrigada!

    ResponderExcluir

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.

VÁRIOS CURSO SOBRE EDUCAÇÃO