http://revistaescola.abril.com.br/
"Os primeiros questionamentos sobre o brincar não estavam relacionados a jogos, brinquedos e brincadeiras, mas focavam a cultura", diz Clélia Cortez, formadora do Instituto Avisa Lá, em São Paulo.
No fim do século 19, o psicólogo e filósofo francês Henri Wallon (1879-1962), o biólogo suíço Jean Piaget (1896-1980) e o psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky (1896-1934) buscavam compreender como os pequenos se relacionavam com o mundo e como produziam cultura. Até então, a concepção dominante era de que eles não faziam isso. "Investigando essa faceta do universo infantil, eles concluíram que boa parte da comunicação das crianças com o ambiente se dá por meio da brincadeira e que é dessa maneira que elas se expressam culturalmente"
No fim do século 19, o psicólogo e filósofo francês Henri Wallon (1879-1962), o biólogo suíço Jean Piaget (1896-1980) e o psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky (1896-1934) buscavam compreender como os pequenos se relacionavam com o mundo e como produziam cultura. Até então, a concepção dominante era de que eles não faziam isso. "Investigando essa faceta do universo infantil, eles concluíram que boa parte da comunicação das crianças com o ambiente se dá por meio da brincadeira e que é dessa maneira que elas se expressam culturalmente"
HENRI WALLON Na escola, as brincadeiras devem ter um fim em si mesmas Foto Roger / Viollet | |
JEAN PIAGET O brincar se dá de acordo com as faixas etárias Foto Camera Press | |
LEV VYGOTSKY O educador deve ampliar o repertório cultural Foto Reprodução | |
JOHAN HUIZINGA Os jogos definem a organização cultural das sociedades Foto Friedrich / Interfoto / Imageplus | |
GILLES BROUGÈRE As brincadeiras precisam de um contexto social para ocorrer Foto Marina Piedade | |
ROSELY BRENELLI Os jogos podem ajudar na aprendizagem da criançada Foto Marina Piedade | |
RENATA MEIRELLES A escola deve aproveitar o repertório das crianças Foto Marina Piedade |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.