TODO MATERIAL POSTADO EM MEU BLOG É DE CONTEÚDO PESQUISADO NA INTERNET OU DE AMIGOS QUE ME ENVIAM, AO QUAL SOU SEMPRE AGRADECIDO.
POUCAS VEZES CRIEI ALGO PARA COLOCAR NO BLOG.
O MEU SENTIMENTO É O DE UM GARIMPEIRO, QUE BUSCA DIAMANTES, E QUANDO ENCONTRA NÃO CONSEGUE GUARDAR PARA SI.

02/07/2016

SE EU FOSSE ENSINAR

Se eu fosse ensinar a uma criança a arte da jardinagem, não começaria com as lições das pás, enxadas e tesouras de podar.
Levaria a passear por parques e jardins,
mostraria flores e árvores, falaria sobre
suas maravilhosas simetrias e perfumes; levaria a livraria para que ela visse,
nos livros de arte, jardins de outras partes do mundo.
Aí, seduzida pela beleza dos jardins,
ela me pediria para ensinar-lhe
as lições das pás, enxadas e tesouras de podar.

Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música

não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas
e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música.


Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma
me pediria que lhe ensinasse o mistério
daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas
são apenas ferramentas para a produção da beleza musical.
A experiência da beleza tem de vir antes.

Se fosse ensinar a uma criança a arte da leitura

não começaria com as letras e as sílabas.
Simplesmente leria as histórias mais fascinantes
que a fariam entrar no mundo encantado da fantasia.
Aí então, com inveja dos meus poderes mágicos,
ela quereria que eu lhe ensinasse o segredo que
transforma letras e sílabas em histórias.

É assim.
É muito simples.
(Almanaque Brasil de Cultura Popular, setembro 2004
RUBEM ALVES

2 comentários:

  1. Gostei muito deste texto Se eu fosse ensinar. Quero fazer destas palavras um grande ensinamento para meu grupo de evangelização infantil.
    Parabéns a este professor inato.
    Regina

    ResponderExcluir

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.

VÁRIOS CURSO SOBRE EDUCAÇÃO